Manannán mac Lir, Deus do Mar, Mestre na Magia

Manannán mac Lir, Deus do Mar, Mestre na Magia

dezembro 7, 2021 1 Por Pagan

O Deus Manannán mac Lir governa o oceano, é mestre na magia e na mudança de forma, no paganismo celta da Irlanda. Filho de Lir (um Deus muito antigo e também um Deus do Oceano), Manannán é sábio, tendo aconselhado os Tuatha Dé Danann, e é pai adotivo do Deus Lugh. O Deus irlandês do Mar presenteou seu filho adotivo com itens mágicos antes de Lugh se juntar aos Tuatha Dé Danann, uma chegada que culminou no início da Segunda Batalha de Mag Tuired.

Deus Manannán mac Lir. Crédito – https://www.deviantart.com/gpalmer/art/Son-of-the-Sea-530806833

Lugh recebeu o barco de Manannán (capaz de ler o pensamento de um homem e levá-lo para onde quisesse), o Cavalo de Manannán (“Enbarr” capaz de viajar sobre terra e mar”) e também a espada Fragarach, imbatível contra qualquer armadura.

Manannán mac Lir
Deus Manannán mac Lir
Deus Manannán mac Lir

E Lugh, filho adotivo do Deus do Oceano, foi decisivo nesta Batalha ao matar Balor do Olho Maléfico, um dos reis dos fomorianos.

Após a vitória na Segunda Batalha de Mag Tuired, os Tuatha Dé Danann foram derrotados pelos milesianos.

Deus Manannán mac Lir
Deus Manannán mac Lir

Então Manannán mac Lir sugeriu à Tribo de Danu para residir sob colinas em vez de sair da Irlanda.

Por isso, ele foi aceito entre os Danann. Em retribuição, Manannán ofereceu a “Druid’s Frog” ou Capa de Ocultação; o Banquete de Goibniu (no qual a velhice era mantida afastada); e seus próprios porcos mágicos que podiam ser mortos todos os dias, comidos todas as noites e, ainda assim, reviverem todas as manhãs.

Deus Manannán mac Lir. Crédito - https://www.deviantart.com/pickyme/art/Manannan-mac-Lir-144198452
Deus Manannán mac Lir. Crédito – https://www.deviantart.com/pickyme/art/Manannan-mac-Lir-144198452

O Deus Manannán mac Lir também tem a capacidade de fazer uma dúzia de homens parecer um exército e causar esquecimento quando usa sua capa mágica.

Registros antigos indicam que Manannán pode conceder o poder da mudança de forma àqueles que ele apreciava e que acalentava, o que o tornava uma Divindade popular entre bardos e praticantes de métodos divinatórios.

Em descrições antigas, Manannán mac Lir viaja mais rápido que o vento em um barco mágico puxado pelo cavalo “Enbharr” (“Espuma de água” ou “Esplêndida Juba”), cujo cabelo é a espuma das ondas.

Além de Lugh, Manannán mac Lir é pai adotivo das crianças de Dreirdre.

Deus Manannán mac Lir


O Deus Manannán mac Lir reside numa ilha chamada Mag Mell (“planície de mel”), Tír TairngriI (“terra da promessa”), e Emain Ablach (a bela “ilha das maçãs”), a última das quais tem estado ocasionalmente ligada ao outro mundo arturiano de Avalon.

Emain Ablach também é para onde o herói irlandês Bran mac Febail viajou depois de ter ouvido uma canção feérica.

Manannán mac Lir
Deus Manannán mac Lir. Crédito – https://www.etsy.com/il-en/listing/729638062/manannan-mac-lir-greeting-card

A Deusa Aine de Knockaine, protetora das mulheres, ligada às fadas, fertilidade, ao verão e ao amor, também tem relação com Manannán mac Lir. Em uma versão, Aine é filha do Deus, enquanto em outra a Rainha Fada é consorte de Manannán.

“Livro das Invasões”

Segundo o “Livro das Invasões”, Manannán não seria filho de Lir, mas seria filho de Allod (filho de Elada / Elatha), de modo que faria dele (Allod) um irmão de Dagda e Ogma.

Segundo a mesma fonte, Manannán também:

  • Possui controle sobre o clima no mar;
  • É um curandeiro e poderoso feiticeiro;
  • Possivelmente teve uma filha chamada Tailtiu (Taillte, que se tornou a mãe adotiva de Lugh);
  • Em alguns momentos, empunhou a espada “The Answerer” ou “A Respondente”;
Crédito – http://www.ireland-information.com/irish-mythology/manannan-irish-legend.html
Fand. Fonte: https://www.herstory.ie/mythicwomen
Fand. Fonte: https://www.herstory.ie/mythicwomen
  • É amante ou marido de Aine;
  • Possui o navio chamado “Varredor de Ondas” (“Ocean Sweeper”), capaz de ser orientado por pensamento e se mover sem as necessidades de remos ou ventos;
  • Manannán possui porcos mágicos que mantêm os Tuatha Dé Danann jovens. Todos os dias, os porcos são mortos e assados ​​para os Dananns comerem e, no final de cada dia, os porcos voltam à vida;
  • Manannán foi chamado de Manawyddan no País de Gales. Nos mitos galeses, ele é apontado como filho do Deus Llyr (irlandês Lir) e irmão do Deus Brân.
Deus Manannán mac Lir. Crédito – “Manannán mac Lir sculpture by John Sutton at Gortmore, Magilligan, County Londonderry, Northern Ireland”

Legado

No passado, os antigos gaélicos cultuaram Manannán mac Lir de maneira intensa. Hoje, a Ilha de Man (situada no meio do mar da Irlanda) leva seu nome (onde é homenageado em todo Solstício de Verão), reflexo de um passado glorioso que pagãs e pagãos por todo o mundo começam a reviver.

Deus Manannán mac Lir. Crédito – https://www.deviantart.com/anitaburnevik/art/Manannan-mac-Lir-609183371

Imagem de abertura: Deus Manannán mac Lir – http://www.thaliatook.com/AMGG/manannan.php

Celtas

O termo “Celtas” não era usado por esse povo (surgido, aproximadamente, por volta do ano 1.200 Antes da Era Comum [AEC]) para designar a si mesmo. Pelo contrário, autores gregos e romanos usaram esse termo para designar os habitantes que possuíram domínio da Europa Continental durante a Idade do Ferro (de 1.200 a 1.000 AEC).

Os Celtas e os Druidas compartilhavam de respeito e veneração para com a natureza. Em geral, existe a ideia comum de que os Celtas possuíam uma inclinação mística congênita. Nos tempos atuais, quem se sente atraído pela cultura celta logo percebe que vê as coisas de maneiras que outras pessoas não podem.

www.facebook.com/caminhopagao

www.instagram.com/caminhopagao

pinterest.com/mitologiaemundonatural

https://aminoapps.com/c/DeusasDeuses/home/

Fontes: The Encyclopedia of Celtic Mythology and Folklore; “The Book of Invasions” (https://www.timelessmyths.com/celtic/danann.html); As Crônicas de Inis Fál: vol. 1 – Leonni Moura; https://www.templodeavalon.com/modules/mastop_publish/print.php?tac=Tuatha_D%E9_Danann