Fionn mac Cummhaill

Fionn mac Cummhaill

agosto 5, 2021 0 Por Pagan

Fionn mac Cummhaill é um dos principais heróis celtas. Assim como Cúchulainn, Fionn mac Cummhaill tornou-se herói graças a figuras femininas que lhe ensinaram tudo o que precisava saber.

A druidesa Bodhmall ensinou as artes ocultas a Fionn mac Cummhaill e também cuidou dele durante sua infância, sendo sua tia e madrasta. As guerreiras Luaths Lurgann e Búanann lhe ensinaram as artes marciais, assim como o guerreiro Cethern mac Fintain.

A conquista da sabedoria

Fionn mac Cummhaill tornou-se sábio ainda criança enquanto estudava com o eremita druida Finnéces. Após 7 anos esperando o salmão da sabedoria aparecer, Finnéces finalmente havia capturado o salmão Fintan (um bardo que viveu durante muitas encarnações e, assim, obteve toda a sabedoria possível) e pretendia comê-lo para obter o valioso conhecimento.

Fionn observava Fintan já em um espeto, antes de ser devorado, quando o salmão se debateu e atingiu o polegar de Fionn, que imediatamente levou o dedo à boca para aliviar a dor.

Desde então, toda vez que Fionn levasse o polegar à boca, o herói entrava em um estado alterado de consciência e podia ver passado, presente e futuro.

Adulto, Fionn mac Cummhaill foi líder dos Fianna (um grupo de guerreiros) e tinha entre seus companheiros os cães de caça Bran e Sceolan.

A mitologia irlandesa conta que Fionn teve todas as habilidades necessárias para a fama e glória: Ele era o corredor mais rápido; nunca errou o alvo com sua lança; poderia nadar em qualquer corpo d’água; e tinha a vantagem da sabedoria para, levando o polegar à boca, saber o paradeiro e as fraquezas de seu inimigo

Fionn mac Cummhaill ainda foi o único herói capaz de subjugar Aillén Trenchenn, pondo fim à destruição do palácio em Tara causada pelo monstro incendiário.

Os Celtas

O termo “Celtas” não era usado por esse povo (surgido, aproximadamente, por volta do ano 1.200 Antes da Era Comum [AEC]) para designar a si mesmo. Pelo contrário, autores gregos e romanos usaram esse termo para designar os habitantes que possuíram domínio da Europa Continental durante a Idade do Ferro (de 1.200 a 1.000 AEC).

Os Celtas e os Druidas compartilhavam de respeito e veneração para com a natureza. Em geral, existe a ideia comum de que os Celtas possuíam uma inclinação mística congênita. Nos tempos atuais, quem se sente atraído pela cultura celta logo percebe que vê as coisas de maneiras que outras pessoas não podem.