Gerd, a Bela Jotun que encantou Freyr
“Da casa de Gymir | | Eu vi ir adiante
Uma donzela querida para mim;
Seus braços brilhavam, | e de seu brilho
Brilhou todo o mar e céu.” (Skírnismál, estrofe 6)
E assim o Deus Freyr viu a bela Jotun (giganta) Gerd quando ele sentou-se no trono Hlidskjalf (pertencente a Odin).
Mais do que apaixonar-se, Freyr encantou-se com ela de tal modo que não mais queria viver a não ser junto dela. No entanto, uma união entre um Deus e uma Jotun não estava nos planos de ninguém.
“Para mim mais querida | do que nos dias de antigamente
Foi qualquer donzela do homem;
Mas nenhum dos deuses | ou elfos concederão
Que nós dois juntos deveríamos estar.” (Skírnismál, estrofe 7)
Apesar disso, Gerd e Freyr se uniram. Minha experiência pessoal e a de outra pessoa pagã indicam que Gerd e Freyr continuam juntos e isso deve ser celebrado.
Gerd é associada à terra, enquanto Freyr é o Deus da fertilidade. Essa união simboliza como a terra é permeada por fertilidade que chega até nós. Não importa quais empecilhos existam, o alvorecer encontra um caminho.
Lembremos disso se ocorrer dificuldades em nossa jornada. E se necessário, converse com suas Divindades / Jotuns com quem tem mais afinidade. Haverá resposta.
A ligação entre Jotuns (Gigantas) e a terra é algo recorrente no panteão nórdico. Além de Gerd, outras Jotuns ligadas à terra são Skadi (inverno, montanhas) e Jord (a mãe de Thor).
Imagem de abertura: Gerd. Fonte: https://www.deviantart.com/poisondlucy13/art/Lady-Gerd-814597030
Religiosidade
A religiosidade dos nórdicos é marcada pela pluralidade, mesmo dentro de um único panteão os ritos podiam variar bastante dentro das tribos (característica que permanece atualmente, obviamente trocando-se as tribos do passado pelos kindreds atuais). Pais e mães comandavam os ritos dentro da família. Já as cerimônias públicas eram tarefa do jarl (“conde”, em tradução literal). Importante chamar atenção para a relação direta entre esses povos e as divindades. Mesmo a figura dos sacerdotes, dentro do paganismo nórdico, não possui o mesmo papel das religiões abraâmicas. Isso significa que as divindades podem comunicar-se diretamente com as pagãs e pagãos, o que pode ser buscado.
Vikings
Vikings, antes do início da chamada “era cristã”, têm origem nos pagãos germânicos que viveram na região onde hoje é a Alemanha, Inglaterra anglo-saxã, Noruega, Dinamarca, Suécia, Frísia (condado ao norte da Holanda), e Islândia (posteriormente). A figura dos Vikings refere-se aos navegantes invasores que também eram conquistadores, exploradores, comerciantes e colonos, tendo vivido no território onde hoje é a Noruega, Dinamarca, Suécia e Islândia. A chamada Era Viking compreende o período de tempo entre, aproximadamente, 793 da Era Comum (EC) e 1066 EC.
www.instagram.com/caminhopagao