Jord
Jord, Deusa ligada à Terra e Mãe de Thor: Jord é uma Jotun (giganta) e também reconhecida como Deusa ligada à terra. As principais fontes indicam Jord não como esposa de Odin, mas tendo unido-se ao Pai de Todos.
Unindo-se a Odin, ela deu à luz Thor. Jord (pronuncia-se “Yord”) tem outros nomes (Fjörgyn, Hlóðynn, Fold e Grund) e todos significam “terra”.
Jord é reconhecida como Deusa por ter se unido a um Deus, assim como outras Jotuns que foram reconhecidas como Deusas dessa maneira (a exemplo de Skadi, que se casou com Njord após o seu pai e gigante Thiazzi morrer perseguindo Loki quando a Deusa Idun foi raptada).
O nome de Jord aparece na poesia escáldica como um termo poético para terra e em “kennings” para Thor [um kenning é uma figura de estilo na qual uma palavra é substituída por uma expressão mais longa e com o mesmo significado].
Jord é filha da Jotun Nótt, a linda giganta que é a personificação da noite e filha de um dos primeiros gigantes na mitologia nórdica (Narfi / Narvi).
Sem a Jotun e Deusa Jord, não haveria Thor, Deus do trovão e filho da terra.
Religiosidade
A religiosidade dos nórdicos é marcada pela pluralidade, mesmo dentro de um único panteão os ritos podiam variar bastante dentro das tribos (característica que permanece atualmente, obviamente trocando-se as tribos do passado pelos kindreds atuais). Pais e mães comandavam os ritos dentro da família. Já as cerimônias públicas eram tarefa do jarl (“conde”, em tradução literal). Importante chamar atenção para a relação direta entre esses povos e as divindades. Mesmo a figura dos sacerdotes, dentro do paganismo nórdico, não possui o mesmo papel das religiões abraâmicas. Isso significa que as divindades podem comunicar-se diretamente com as pagãs e pagãos, o que pode ser buscado.
Vikings
Vikings, antes do início da chamada “era cristã”, têm origem nos pagãos germânicos que viveram na região onde hoje é a Alemanha, Inglaterra anglo-saxã, Noruega, Dinamarca, Suécia, Frísia (condado ao norte da Holanda), e Islândia (posteriormente). A figura dos Vikings refere-se aos navegantes invasores que também eram conquistadores, exploradores, comerciantes e colonos, tendo vivido no território onde hoje é a Noruega, Dinamarca, Suécia e Islândia. A chamada Era Viking compreende o período de tempo entre, aproximadamente, 793 d.c. e 1066 d.c.
www.instagram.com/caminhopagao