Oração à Freya, Deusa do amor

Oração à Freya, Deusa do amor

outubro 14, 2022 1 Por Pagan

Esta oração à Freya traduz o aspecto de alento que a Deusa do amor pode oferecer. E sendo uma Divindade com outros atributos também, como a morte, esta oração traz esse aspecto de maneira singela.

Apesar de não ter criado a oração, eu a considerei muito bonita e fiz questão de traduzi-la. A versão original está no link https://www.youtube.com/watch?v=y_5xUgJsS4s

Freya é uma Deusa Nórdica Vanir do Amor e também associada ao sexo, beleza, luxúria, fertilidade, ouro magia, guerra e morte. Freya é irmã do Deus Freyr e é filha do Deus Njord e da Deusa Nerthus. O nome de Freya significa “Senhora” em Nórdico antigo.

Os textos antigos sobre mitologia nórdica que chegaram até essa época fornecem muita informação sobre Divindades e costumes. Porém, por razões desconhecidas, existem algumas lacunas nesses textos que chegaram até hoje. Em uma dessas lacunas, é possível perceber que existem similaridades entre Freya e Gullveig.

Freya reside em Asgard e seu salão Sessrumnir (na morada Fólkvangr) recebe metade dos guerreiros mortos (a outra metade vai para Odin).

Além dessas informações que constam na mitologia, há relatos de pagãs e pagãos que falam que Freya oferece palavras de Amor (em um sentido diferente de Eros), acalento e orientação. Esse contato pode ocorrer com a própria Deusa falando ou uma de suas Valquírias.

Além de possuir uma carruagem puxada por gatos, Freya também possui o javali Hildisvíni e um manto / casaco de penas de falcão (que faz mudar de forma quem o veste)

Religiosidade

A pluralidade marca a religiosidade dos nórdicos e mesmo dentro de um único panteão os ritos podiam variar bastante dentro das tribos. Essa característica permanece atualmente, trocando-se as tribos do passado pelos kindreds atuais. Pais e mães comandavam os ritos dentro da família. Já o jarl (“conde”, em tradução literal) comandavam as cerimônias públicas. É importante chamar atenção para a relação direta entre esses povos e as divindades. A figura dos sacerdotes, dentro do paganismo nórdico, não possui o mesmo papel das religiões abraâmicas. Então isso significa que as divindades podem comunicar-se diretamente com as pagãs e pagãos e isso pode ser buscado.

Vikings

Vikings, antes do início da chamada “era cristã”, têm origem nos pagãos germânicos que viveram na região onde hoje é a Alemanha, Inglaterra anglo-saxã, Noruega, Dinamarca, Suécia, Frísia (condado ao norte da Holanda), e Islândia (posteriormente). A figura dos Vikings refere-se aos navegantes invasores que também eram conquistadores, exploradores, comerciantes e colonos, tendo vivido no território onde hoje é a Noruega, Dinamarca, Suécia e Islândia. A chamada Era Viking compreende o período de tempo entre, aproximadamente, 793 da Era Comum (E.C.) e 1066 E.C.