Odin, Vili e Ve
Odin, Vili e Ve (3 Deuses irmãos) são responsáveis pela própria existência de Midgard e dos humanos.
Odin, Vili e Ve nasceram da união entre o Deus Borr e a Giganta (Jotun) Bestla. Os irmãos se uniram e mataram o Gigante Ymir (seu nome significa “Gritador”), o primeiro dentre todos os seres a surgir.
Do sangue primordial de Ymir, os Deuses irmãos fizeram os oceanos. A pele e os músculos do Gigante descomunal viraram o solo.
Os cabelos transformaram-se na abundante vegetação. Seu cérebro foi transformado nas nuvens. Seu crânio serviu para que fosse criado o céu.
Assim, Midgard estava criada. Para habitar sua recente criação, Odin, Vili e Ve decidiram utilizar dois troncos de árvores que possuíam formas masculina e feminina, porém estavam sem vida.
Os 3 Deuses irmãos agiram novamente: Odin (seu nome significa “Mestre do Êxtase”, “Inspiração, Fúria”), Vili (seu nome significa “Vontade” / “Intenção Consciente”) e Ve (“Santuário” / “Sagrado” / “Templo”) respectivamente presentearam os pedaços de tronco com: o sopro da vida; a razão; e o semblante junto com a aparência, as expressões faciais, a fala, a audição e a visão. Estavam criados os primeiros humanos, Embla (mulher) e Ask (homem).
Odin (“Mestre do Êxtase”, pronuncia-se “OH-din” com origem em nórdico antigo ‘Óðinn’. Do inglês antigo e saxão antigo ‘Woden’. Do velho alto alemão ‘Wuotan’, ‘Wotan’ ou ‘Wodan’).
Vili (“Vontade” / “Intenção Consciente”, pronuncia-se “VILL-ee”).
Ve (“Santuário” / “Sagrado” / “Templo”, pronuncia-se “VAY”.
Religiosidade
A religiosidade dos nórdicos é marcada pela pluralidade, mesmo dentro de um único panteão os ritos podiam variar bastante dentro das tribos (característica que permanece atualmente, obviamente trocando-se as tribos do passado pelos kindreds atuais). Pais e mães comandavam os ritos dentro da família. Já as cerimônias públicas eram tarefa do jarl (“conde”, em tradução literal). Importante chamar atenção para a relação direta entre esses povos e as divindades. Mesmo a figura dos sacerdotes, dentro do paganismo nórdico, não possui o mesmo papel das religiões abraâmicas. Isso significa que as divindades podem comunicar-se diretamente com as pagãs e pagãos, o que pode ser buscado.
Vikings
Vikings, antes do início da chamada “era cristã”, têm origem nos pagãos germânicos que viveram na região onde hoje é a Alemanha, Inglaterra anglo-saxã, Noruega, Dinamarca, Suécia, Frísia (condado ao norte da Holanda), e Islândia (posteriormente). A figura dos Vikings refere-se aos navegantes invasores que também eram conquistadores, exploradores, comerciantes e colonos, tendo vivido no território onde hoje é a Noruega, Dinamarca, Suécia e Islândia. A chamada Era Viking compreende o período de tempo entre, aproximadamente, 793 da Era Comum (E.C.) e 1066 E.C.
www.instagram.com/caminhopagao
pinterest.com/mitologiaemundonatural
https://aminoapps.com/c/DeusasDeuses/home/