Bestla e Borr, um casal ancestral

Bestla e Borr, um casal ancestral

março 31, 2022 0 Por Pagan

O deus Borr (Burr / Bur) e a jotun (giganta) Bestla geraram Odin, Vili e Ve. Apesar de haver poucas menções a eles nos textos antigos, o casal é tema de teorias por estudiosos acerca dos pedaços de informações que estão ausentes. Uma dessas teorias sugere que o irmão inominado de Bestla que ajuda Odin seria ninguém menos que Mimir, o sábio que foi morto pelos Vanir e que cuja cabeça foi preservada por Odin em virtude dos conselhos que oferece. Essa teoria é baseada no Hávamál.

“Nove poderosas canções
eu aprendi do famoso filho
de Bolthor, o pai de Bestla,
e eu também bebi
do precioso hidromel,
servido de Odrerir.”

O Hávamál (As Palavras do Altíssimo) – estrofe 140

No Gylfaginning (a primeira parte da Edda em Prosa), Bestla é assim mencionada por Hárr (um dos nomes de Odin e também uma figura entronizada) para Gangleri (descrito como o rei Gylfi disfarçado):

“Ele casou-se com aquela mulher que se chamava Bestla, a filha do gigante Bölthorn. Eles tiveram três filhos; o primeiro foi chamado Odin, o segundo Vili, o terceiro Vé”.

Gylfaginning

Jotun (giganta) Bestla. Fonte:
https://www.norhalla.com/products/bestla?_pos=1&_sid=1f5909617&_ss=r

Na Profecia da Vidente (Voluspa), Borr (Burr / Bur) é descrito como pai daqueles que criaram esta terra (Midgard).

“Então ergueram a terra os filhos de Bur
Que fizeram Midgard, uma terra sem igual
Brilhou desde o sul o sol sobre a terra seca
No chão começou a crescer uma relva macia.”

Profecia da Vidente (Voluspa) – estrofe 4
Deus Borr. Fonte: https://www.norhalla.com/collections/illustrations/products/borr

A despeito das poucas informações escritas que chegaram aos tempos atuais sobre os progenitores de Odin, Vili e Ve (e responsáveis indiretos da existência da própria Midgard), a princípio nada impede um contato com Borr e Bestla para descobrir mais sobre este casal primitivo.

Religiosidade

A religiosidade dos nórdicos é marcada pela pluralidade, mesmo dentro de um único panteão os ritos podiam variar bastante dentro das tribos (característica que permanece atualmente, obviamente trocando-se as tribos do passado pelos kindreds atuais). Pais e mães comandavam os ritos dentro da família. Já as cerimônias públicas eram tarefa do jarl (“conde”, em tradução literal). Importante chamar atenção para a relação direta entre esses povos e as divindades. Mesmo a figura dos sacerdotes, dentro do paganismo nórdico, não possui o mesmo papel das religiões abraâmicas. Isso significa que as divindades podem comunicar-se diretamente com as pagãs e pagãos, o que pode ser buscado.

Vikings

Vikings, antes do início da chamada “era cristã”, têm origem nos pagãos germânicos que viveram na região onde hoje é a Alemanha, Inglaterra anglo-saxã, Noruega, Dinamarca, Suécia, Frísia (condado ao norte da Holanda), e Islândia (posteriormente). A figura dos Vikings refere-se aos navegantes invasores que também eram conquistadores, exploradores, comerciantes e colonos, tendo vivido no território onde hoje é a Noruega, Dinamarca, Suécia e Islândia. A chamada Era Viking compreende o período de tempo entre, aproximadamente, 793 da Era Comum (E.C.) e 1066 E.C.

Imagem de abertura: Borr e Bestla. Fonte: https://www.deviantart.com/artbyjpp/art/Borr-and-Bestla-851715430