Odin e a inteligência

novembro 8, 2022 0 Por Pagan

Essa estrofe pode ser interpretada como um conselho de Odin para que a pessoa aja com inteligência e prudência quando viajar para longe, pois a realidade a qual a pessoa está acostumada é diferente da realidade que encontrará.

No passado, essa diferença poderia significar costumes, tradições e as relações de poder, por exemplo. Hoje, em Midgard a vida está ainda mais complexa e esse conselho de Odin torna-se ainda mais importante.

Portanto, saber informações básicas do local de destino é o primeiro passo. Os passos restantes dependem dos desafios que a pessoa perceber que terá. E o mais importante de tudo é ser fiel a si, agradecer às Divindades pelas bençãos diárias, viver com coragem e alegria como elas dizem.

E pra você, o que significam essas estrofes? Lembrando que O Hávamál (As Palavras do Altíssimo) faz parte da Edda Poética, uma coleção de poemas antigos nórdicos que sobrevivem em um manuscrito do século 13 da Era Comum. Os vários versos encontrados no Hávamál foram coletados de diferentes fontes, e alguns datam do século 10 EC.

O Hávamál traz conselhos sábios, narra a magia das runas e o sacrifício de Odin na árvore Yggdrasill.

Toda semana há um dia dedicado a Odin: Wednesday vem de “Woden’s Day” (Woden é o nome de Odin em Saxão Antigo).

nota pessoal: os textos antigos podem ser vistos mais como guias do que como um “livro de regras”. Pode-se refletir sobre o sentido das palavras e ouvir o que deve ser dito.