Conselho de Odin: cautela e prudência
Cautela e prudência podem ser interpretados como lições deste conselho de Odin, no Hávamál.
Essas virtudes podem ser aplicadas em todas as situações. Além do conselho literal (ao entrar em uma habitação), isso pode ser expandido para projetos, escolha de carreira, planejar uma viagem, … pois inimigos (ou dificuldades/desafios) podem estar lá.
O importante é agir com cautela e prudência, lembrar das Divindades que te acompanham desde sempre e recordar que este mundo físico é uma ilusão (portanto, não devemos nos apegar a ele, mas apenas fazer o que sentimos que deve ser feito).
Mas e pra você, o que significa essa estrofe?
Lembrando que O Hávamál (As Palavras do Altíssimo) faz parte da Edda Poética, uma coleção de poemas antigos nórdicos que sobrevivem em um manuscrito do século 13 da Era Comum. Os vários versos encontrados no Hávamál foram coletados de diferentes fontes, e alguns datam do século 10 EC.
Odin, cujo um dos nomes é Woden, dá nome à Wednesday (Óðinsdagr em nórdico antigo, ou Wōdensdæg em inglês antigo)
Religiosidade
A religiosidade dos nórdicos é marcada pela pluralidade, mesmo dentro de um único panteão os ritos podiam variar bastante dentro das tribos (característica que permanece atualmente, obviamente trocando-se as tribos do passado pelos kindreds atuais). Pais e mães comandavam os ritos dentro da família. Já as cerimônias públicas eram tarefa do jarl (“conde”, em tradução literal). Importante chamar atenção para a relação direta entre esses povos e as divindades. Mesmo a figura dos sacerdotes, dentro do paganismo nórdico, não possui o mesmo papel das religiões abraâmicas. Isso significa que as divindades podem comunicar-se diretamente com as pagãs e pagãos, o que pode ser buscado.
Vikings
Vikings, antes do início da chamada “era cristã”, têm origem nos pagãos germânicos que viveram na região onde hoje é a Alemanha, Inglaterra anglo-saxã, Noruega, Dinamarca, Suécia, Frísia (condado ao norte da Holanda), e Islândia (posteriormente). A figura dos Vikings refere-se aos navegantes invasores que também eram conquistadores, exploradores, comerciantes e colonos, tendo vivido no território onde hoje é a Noruega, Dinamarca, Suécia e Islândia. A chamada Era Viking compreende o período de tempo entre, aproximadamente, 793 da Era Comum (E.C.) e 1066 E.C.