As Divindades Nórdicas nomeiam os dias da semana

março 27, 2023 0 Por Pagan

Povos pagãos antigos nomearam os dias da semana em homenagem às divindades. Entre os nórdicos, os dias associados às divindades seguem o mesmo padrão que os romanos usavam. A diferença é que permaneceram as próprias divindades nórdicas ligadas aos nomes dos dias em inglês.

Sunday (Sunnudagr em nórdico antigo, ou Sunnandæg em inglês antigo) é nomeado para a Sól / Sunna, deusa do disco solar;

Monday (Mánadagr em nórdico antigo, ou Mōnandæg em inglês antigo) é dedicado à Máni, o deus lua e irmão gêmeo da Sól / Sunna;

Tyr é o deus que dá nome à Tuesday (Tysdagr em nórdico antigo ou Tīwesdæg em inglês antigo);

Odin, cujo um dos nomes é Woden, dá nome à Wednesday (Óðinsdagr em nórdico antigo, ou Wōdensdæg em inglês antigo);

Thor é o deus que nomeia Thursday (Þórsdagr em nórdico antigo, ou Þūnresdæg em inglês antigo);

Friday (Frjádagr em nórdico antigo, ou Frīgedæg em inglês antigo) recebeu o nome de Frigg ou Freya, dependendo do local e da fonte;

“Oficialmente”, Saturday é nomeado em referência ao deus romano Saturno, mas…O livro “The Story of Norsemen” sugere que Loki é a verdadeira origem do nome porque…

“Quando os deuses foram reduzidos à categoria de demónios pela introdução do cristianismo, Loki foi confundido com Saturno, que também tinha sido despojado dos seus atributos divinos, e ambos foram considerados os protótipos de satanás. O último dia da semana, que foi considerado sagrado a Loki, era conhecido no nórdico como Laugardag, ou dia da lavagem, mas em inglês foi mudado para saturday, e foi dito que devia o seu nome não a Saturno mas a Sataere, o ladrão em emboscada, e o deus teutónico da agricultura, que é presumivelmente apenas mais uma personificação de Loki.”

The Story of Norsemen

Sobre Loki e saturday: independentemente de saturday ser nomeado por causa de Loki ou de Saturno, em nível pessoal cada pessoa pode escolher qualquer dia da semana para manter contato com sua divindade mais próxima, inclusive de outros panteões.

Essas informações sobre a origem dos nomes servem como contexto. Na comunidade pagã, há várias pessoas que descobriram essa informação sobre Loki e saturday e usam esse dia para prestar homenagem ou ter contato com Loki.

Outras pessoas dedicam o saturday a outras divindades.

A escolha é de cada pessoa para agir conforme achar justo.

Religiosidade

A religiosidade dos nórdicos é marcada pela pluralidade, mesmo dentro de um único panteão os ritos podiam variar bastante dentro das tribos (característica que permanece atualmente, obviamente trocando-se as tribos do passado pelos kindreds atuais). Pais e mães comandavam os ritos dentro da família. Já as cerimônias públicas eram tarefa do jarl (“conde”, em tradução literal). Importante chamar atenção para a relação direta entre esses povos e as divindades. Mesmo a figura dos sacerdotes, dentro do paganismo nórdico, não possui o mesmo papel das religiões abraâmicas. Isso significa que as divindades podem comunicar-se diretamente com as pagãs e pagãos, o que pode ser buscado.

Vikings

Vikings, antes do início da chamada “era cristã”, têm origem nos pagãos germânicos que viveram na região onde hoje é a Alemanha, Inglaterra anglo-saxã, Noruega, Dinamarca, Suécia, Frísia (condado ao norte da Holanda), e Islândia (posteriormente). A figura dos Vikings refere-se aos navegantes invasores que também eram conquistadores, exploradores, comerciantes e colonos, tendo vivido no território onde hoje é a Noruega, Dinamarca, Suécia e Islândia. A chamada Era Viking compreende o período de tempo entre, aproximadamente, 793 da Era Comum (EC) e 1066 EC.