Festa dos Vanires
30/11 na roda nórdica do sul é a Festa dos Vanires, uma celebração às Divindades da terra e da natureza.
Momento de parar um pouco os afazeres cotidianos e buscar sentir o que os Vanir podem ter a transmitir. Estreitar laços ao agradecer por bençãos como a vida e a colheita também é recomendável, pois se tem algo que desde 2020 ficou evidente é que mesmo aquilo que era considerado trivial, como a vida, a saúde e a colheita, na verdade é algo muito precioso que deve ser agradecido.
Essas bençãos nos ajudam em nossa jornada.
Conversar com suas Divindades é importante…
A Deusa germânica Nerthus é a Mãe Natureza;
O Deus Njord é associado à fertilidade, à riqueza, às viagens marítimas e aos marinheiros;
A Deusa Freya é ligada ao amor, sexo, beleza, luxúria, fertilidade, ouro magia, guerra e morte;
O Deus Freyr é ligado à colheita, chuvas e fertilidade, além da paz (característica presente no mito em que entrega sua espada para casar com a Jotun Gerd) e também das batalhas (pois Freyr enfrenta o gigante de fogo Surtr durante o Ragnarok, quando cada um é responsável pela morte do outro);
Gullveig é uma poderosa praticante de magia Seidr, a partir dos textos antigos, é possível que ela seja uma Vanir e há semelhanças entre ela e Freya.
Na imagem, da esquerda pra direita: o casal Nerthus e Njord; os irmãos Freya e Freyr; Gullveig (a partir dos textos antigos, é possível que ela seja uma Vanir) e Odr (marido de Freya).
Religiosidade
A religiosidade dos nórdicos é marcada pela pluralidade, mesmo dentro de um único panteão os ritos podiam variar bastante dentro das tribos (característica que permanece atualmente, obviamente trocando-se as tribos do passado pelos kindreds atuais). Pais e mães comandavam os ritos dentro da família. Já as cerimônias públicas eram tarefa do jarl (“conde”, em tradução literal). Importante chamar atenção para a relação direta entre esses povos e as divindades. Mesmo a figura dos sacerdotes, dentro do paganismo nórdico, não possui o mesmo papel das religiões abraâmicas. Isso significa que as divindades podem comunicar-se diretamente com as pagãs e pagãos, o que pode ser buscado.
Vikings
Vikings, antes do início da chamada “era cristã”, têm origem nos pagãos germânicos que viveram na região onde hoje é a Alemanha, Inglaterra anglo-saxã, Noruega, Dinamarca, Suécia, Frísia (condado ao norte da Holanda), e Islândia (posteriormente). A figura dos Vikings refere-se aos navegantes invasores que também eram conquistadores, exploradores, comerciantes e colonos, tendo vivido no território onde hoje é a Noruega, Dinamarca, Suécia e Islândia. A chamada Era Viking compreende o período de tempo entre, aproximadamente, 793 da Era Comum (EC) e 1066 EC.
www.instagram.com/caminhopagao