Deus Esus

Deus Esus

julho 6, 2020 0 Por Pagan

“Força”, “Movimento rápido” e “Raiva” são significados do nome do antigo Deus Esus, que junto com Taranis e Teutates forma a tríade de principais divindades guerreiras da antiga Gália (atuais França, Luxemburgo, Bélgica, a maior parte da Suíça, algumas partes do norte da Itália e partes da Holanda e Alemanha).

Além da Gália, Esus também foi cultuado na Inglaterra e Suíça. Esus é ligado aos bosques e animais, a exemplo do touro, e também é representado cortando madeira na presença dos touros.

Deus Esus. Crédito – https://www.deviantart.com/danbrenus/art/Esus-god-of-forests-245971042

A garça era outro símbolo especial de Esus, embora a garça-azul também apareça em sua iconografia.

A importância de Esus foi tamanha que, hoje, seu nome parece estar presente na cidade Bretã de Essé (local considerado como centro de seu culto no passado) e no nome “Esuvil” (designado para o povo da mesma cidade).

Deus Esus. Crédito – https://www.deviantart.com/ursamagnus/art/Esus-god-of-forests-by-Gaston25-813024488

Esus também está presente nos nomes pessoais Esugenos (“Filho de Esus”) e Esunertus (“Forte como Esus”).

Representação do Deus Esus no pilar galo-romano dos barqueiros, datada do primeiro século da Era Comum (EC).

Comentários de autores antigos associam Esus aos Deuses romanos Mercúrio e Marte. E isso, por sua vez, dá a entender que Esus está ligado aos comerciantes e guerreiros.

Fonte: The Encyclopedia of Celtic Mythology and Folklore

nota pessoal: a pouca informação “oficial” a respeito de alguns deuses antigos traz a oportunidade de redescobrir essas antigas divindades, se assim for desejado.

Imagem de abertura: Deus Esus. Crédito – https://www.deviantart.com/creative-drive/art/Esus-the-Gaul-153448453

Celtas

O termo “Celtas” não era usado por esse povo (surgido, aproximadamente, por volta do ano 1.200 da Era Comum [EC]) para designar a si mesmo. Pelo contrário, autores gregos e romanos usaram esse termo para designar os habitantes que possuíram domínio da Europa Continental durante a Idade do Ferro (de 1.200 a 1.000 EC).

Os Celtas e os Druidas compartilhavam de respeito e veneração para com a natureza. Em geral, existe a ideia comum de que os Celtas possuíam uma inclinação mística congênita. Nos tempos atuais, quem se sente atraído pela cultura celta logo percebe que vê as coisas de maneiras que outras pessoas não podem.

www.facebook.com/caminhopagao

www.instagram.com/caminhopagao

pinterest.com/mitologiaemundonatural

https://aminoapps.com/c/DeusasDeuses/home/