Deusa Sirona

agosto 7, 2023 0 Por Pagan

Sirona é uma Deusa celta continental ligada à fertilidade e cura, seu nome foi traduzido como “estrela”. A influência de Sirona se pode perceber porque, ao longo de muios anos, muitas inscrições em sua homenagem foram feitas na França e em outras terras celtas continentais.

Deusa Sirona. Fonte: https://www.deviantart.com/laiyla

Embora Sirona tenha sido frequentemente associada ao seu consorte, o Apollo celta (Apollo Grannus [Grannos]), ela também se destacava por si só. O filho de Sirona é o Deus Borvo (Bormanus, Bormo), que é representado como um guerreiro sentado sob uma serpente com chifres.

Sirona foi frequentemente retratada com dois símbolos: o primeiro deles são as serpentes, o que sugere conexão com a cura; o segundo símbolo são os ovos, pois sendo Sirona uma das Deusas celtas da abundância, sua iconografia possui ovos como objetos simbólicos que são. Além de serem símbolos óbvios de vida em potencial, ovos podem ter transmitido também a promessa de renascimento porque são encontrados em túmulos.

Celtas

O termo “Celtas” não era usado por esse povo (surgido, aproximadamente, por volta do ano 1.200 Antes da Era Comum [AEC]) para designar a si mesmo. Pelo contrário, autores gregos e romanos usaram esse termo para designar os habitantes que possuíram domínio da Europa Continental durante a Idade do Ferro (de 1.200 a 1.000 AEC).

Os Celtas e os Druidas compartilhavam de respeito e veneração para com a natureza. Em geral, existe a ideia comum de que os Celtas possuíam uma inclinação mística congênita. Nos tempos atuais, quem se sente atraído pela cultura celta logo percebe que vê as coisas de maneiras que outras pessoas não podem.