Beltane

Beltane

outubro 31, 2020 0 Por Pagan

Beltane é um dos quatro grandes festivais celtas, origina-se essencialmente como um festival agrícola com raízes no ciclo de pastoreio e plantio. É um festival marcado pela fertilidade, sensualidade, alegria e prazer.

Nos tempos antigos, bastante atenção era dada ao Beltane (pode ser pronunciado como “BELL-tane” ou “Be-All-Twin”), pois a geada era um sinal de tempos ruins por vir, enquanto que a chuva era comemorada como sinal de boa sorte e colheita abundante.

Beltane. Fonte: https://www.deviantart.com/anseo1985/art/Bealtaine-2017-679622618
Beltane. Fonte: https://www.deviantart.com/anseo1985/art/Bealtaine-2017-679622618

Os celtas começavam a comemorar o Beltane a partir do pôr-do-sol da véspera. As fogueiras da primavera eram acesas em várias terras celtas. Na Irlanda, essas fogueiras foram pensadas para serem acesas em torno da terra em resposta ao fogo sagrado da Deusa Ériu na colina de Uisneach, no centro da ilha, ou no seu centro real na Colina de Tara.

A deusa celta continental e britânica Belisama e o deus celta continental Belenos / Belenus são bastante associados ao Beltane. Na Irlanda, um dos costumes antigos, e que continua a ser praticado atualmente, é visitar poços sagrados para fazer rituais em busca de saúde. Pagãs e pagãos realizam caminhadas rituais, geralmente no sentido do sol, ao redor do poço. Também deixam oferendas (moedas ou clooties [pedaços de pano amarrados às árvores sagradas]) enquanto oram por saúde e cura.

Normalmente nenhuma palavra deve ser falada, exceto em oração, e o visitante parte sem virar de volta para olhar para o poço. Durante esses rituais, é possível que tenha sido realizada a prática de transportar água sagrada até locais ritualísticos do Beltane, onde árvores e campos eram borrifados com orações para uma colheita abundante.

Experiência entre mundos

Durante o Beltane fica mais fino o “véu” que separa o mundo dos mortos e dos seres feéricos e o mundo humano. Assim, espíritos vibrantes vêm buscar encarnação em corpos humanos ou mesmo relações íntimas.

Beltane. Fonte: https://www.deviantart.com/natalialefay/art/Beltane-Fire-Dancer-379165430
Beltane. Fonte: https://www.deviantart.com/natalialefay/art/Beltane-Fire-Dancer-379165430

Era costume conduzir o gado perto ou entre as fogueiras para garantir a sua segurança no próximo ano, rituais também eram realizados para trazer segurança para o gado na própria noite. Um dos símbolos do festival é o Maypole ou Mastro de Maio (pois no hemisfério norte, o Beltane é comemorado de 30/04 para 01/05).

Na roda celta do norte, Beltane é comemorado de 30/04 para 01/05 (diferentes fontes divergem quanto à data exata, o importante é a energia do período). Já na roda celta do sul, o Beltane é celebrado de 31/10 para 01/11 (o importante é a energia do período).

Exemplificando: quem segue a roda norte comemora Beltane de 30/04 para 01/05 e celebra o Samhain de 31/10 para 01/11. Na roda sul, essas datas se invertem.

Hoje, com o crescimento do paganismo pelo mundo, as comemorações de Beltane vêm acontecendo com maior frequência. Beltane é um momento para alegrar-se e comemorar. É preciso sentir essa energia contagiante e se deixar levar.

Beltane. Fonte: https://www.deviantart.com/vinyariel/art/Beltane-24507387
Beltane. Fonte: https://www.deviantart.com/vinyariel/art/Beltane-24507387

Fonte: The Encyclopedia of Celtic Mythology and Folklore

Celtas

O termo “Celtas” não era usado por esse povo (surgido, aproximadamente, por volta do ano 1.200 Antes da Era Comum [AEC]) para designar a si mesmo. Pelo contrário, autores gregos e romanos usaram esse termo para designar os habitantes que possuíram domínio da Europa Continental durante a Idade do Ferro (de 1.200 a 1.000 AEC).

Os Celtas e os Druidas compartilhavam de respeito e veneração para com a natureza. Em geral, existe a ideia comum de que os Celtas possuíam uma inclinação mística congênita. Nos tempos atuais, quem se sente atraído pela cultura celta logo percebe que vê as coisas de maneiras que outras pessoas não podem.

www.facebook.com/caminhopagao

www.instagram.com/caminhopagao

pinterest.com/mitologiaemundonatural

https://aminoapps.com/c/DeusasDeuses/home/