Rhiannon

Rhiannon

maio 11, 2021 1 Por Pagan

Superar as adversidades inesperadas é uma das melhores atitudes que se pode ter. A Deusa celta Rhiannon agiu, em um de seus mitos mais conhecidos, com perspicácia e paciência para alcançar aquilo que ela mais desejava.

Rhiannon é, na mitologia celta do País de Gales, a grande rainha associada com a soberania, com os cavalos e os encantamentos, assim como a fertilidade e as aves. Seu nome significa “grande rainha” e acredita-se que esteja associado com a antiga Deusa Rigatona.

Deusa Rhiannon. Fonte: https://www.deviantart.com/pernastudios/art/Rhiannon-Mick-Matt-Glebe-747214744
Deusa Rhiannon. Fonte: https://www.deviantart.com/pernastudios/art/Rhiannon-Mick-Matt-Glebe-747214744

No início do mito, Rhiannon não desejava se casar com o pretendente Gwawl ap Clud. Enquanto isso, Pwyll (um mortal príncipe da região de Dyfed) terminou seu trabalho em parceria com o Deus Arawn e, assim, retornou do submundo com o título de Regente do Outro Mundo.

Deusa Rhiannon. Crédito - http://www.thaliatook.com/AMGG/rhiannon2.php
Deusa Rhiannon. Crédito – http://www.thaliatook.com/AMGG/rhiannon2.php

Rhiannon aparece como a maravilha prometida (uma linda mulher vestida de brocado de seda dourada, montando um cavalo branco brilhante) no monte ancestral Gorsedd Arberth, local que fica perto de uma das principais cortes da região de Dyfed.

Deusa Rhiannon. Fonte: https://www.deviantart.com/annezon/art/Rhiannons-Steed-209934935
Deusa Rhiannon. Fonte: https://www.deviantart.com/annezon/art/Rhiannons-Steed-209934935

O príncipe Pwyll envia 2 vezes seus melhores homens e cavalos atrás de Rhiannon, que jamais é alcançada em seu cavalo sem jamais fazer esforço.

Deusa Rhiannon. Fonte: https://www.artstation.com/artwork/G66AQ
Deusa Rhiannon. Fonte: https://www.artstation.com/artwork/G66AQ

Na 3ª vez, o próprio Pwyll vai atrás de Rhiannon e também não a alcança. Ele finalmente pede a ela para parar, sendo atendido e repreendido por não ter tomado essa atitude antes.

Deusa Rhiannon. Crédito - "Rhiannon riding in Arberth. From The Mabinogion, translated by Lady Charlotte Guest, 1877"
Deusa Rhiannon. Crédito – “Rhiannon riding in Arberth. From The Mabinogion, translated by Lady Charlotte Guest, 1877″

A Deusa explica que quer se casar com Pwyll ao invés de Gwawl ap Clud.

Deusa Rhiannon. Crédito - https://www.deviantart.com/selinafenech/art/Rhiannon-s-Ride-265514085
Deusa Rhiannon. Crédito – https://www.deviantart.com/selinafenech/art/Rhiannon-s-Ride-265514085

Pwyll aceita mas durante o banquete de casamento um homem aparece e faz um pedido para o príncipe, que concorda sem perguntar do que se trata… o homem é o rejeitado Gwawl ap Clud e ele deseja Rhiannon.

Rhiannon
Deusa Rhiannon
Deusa Rhiannon. Crédito - https://www.deviantart.com/tammara/art/Rhiannon-91833368
Deusa Rhiannon. Crédito – https://www.deviantart.com/tammara/art/Rhiannon-91833368

Pela segunda vez, Rhiannon repreende Pwyll pela atitude. Mas a Deusa já planeja os meios para resolver a situação: um segundo banquete de casamento é realizado, desta vez para o rejeitado Gwawl.

Deusa Rhiannon
Deusa Rhiannon

Rhiannon instrui Pwyll a entrar no banquete disfarçado como um mendigo e, humildemente, pedir que Gwawl encha uma pequena sacola com comida.

Mas a Deusa usou magia: a pequena sacola, por menor e inofensiva que pareça, jamais ficaria cheia por meios normais. E assim Gwawl põe comida mas a pequena sacola jamais fica cheia…

"Pryderi and Rhiannon's imprisonment, by Albert Herter. From Thomas Wentworth Higginson's Tales of the Enchanted Islands of the Atlantic".
“Pryderi and Rhiannon’s imprisonment, by Albert Herter. From Thomas Wentworth Higginson’s Tales of the Enchanted Islands of the Atlantic“.

Então o indesejado Gwawl é persuadido por Rhiannon a entrar na sacola para controlar a magia e, assim, poder declará-la cheia, pondo fim à cada vez mais incômoda situação. Mas no instante em que ele o faz, Pwyll prende Gwawl dentro na bolsa e chama seus homens, que esperavam escondidos no lado de fora do salão.

Eles batem bastante em Gwawl. Para salvar sua vida, ele desiste do casamento.

Deusa Rhiannon. Crédito - http://www.thaliatook.com/AMGG/rhiannon.php
Deusa Rhiannon. Crédito – http://www.thaliatook.com/AMGG/rhiannon.php

A Deusa Rhiannon viaja para Dyfed como sua rainha e inicia um período de abundância para a região.

Deusa Rhiannon. Fonte: https://www.deviantart.com/alsdale/art/Rhiannon-677435945
Deusa Rhiannon. Fonte: https://www.deviantart.com/alsdale/art/Rhiannon-677435945

Fonte: The Encyclopedia of Celtic Mythology and Folklore

Celtas

O termo “Celtas” não era usado por esse povo (surgido, aproximadamente, por volta do ano 1.200 Antes da Era Comum [AEC]) para designar a si mesmo. Pelo contrário, autores gregos e romanos usaram esse termo para designar os habitantes que possuíram domínio da Europa Continental durante a Idade do Ferro (de 1.200 a 1.000 AEC).

Os Celtas e os Druidas compartilhavam de respeito e veneração para com a natureza. Em geral, existe a ideia comum de que os Celtas possuíam uma inclinação mística congênita. Nos tempos atuais, quem se sente atraído pela cultura celta logo percebe que vê as coisas de maneiras que outras pessoas não podem.

www.facebook.com/caminhopagao

www.instagram.com/caminhopagao

pinterest.com/mitologiaemundonatural

https://aminoapps.com/c/DeusasDeuses/home/