Deus Teutates
Teutates (Toutatis, Totatis, Teutate) faz parte, junto com Esus e Taranis, da tríade de divindades guerreiras da antiga Gália (atuais França, Luxemburgo, Bélgica, a maior parte da Suíça, algumas partes do norte da Itália e partes da Holanda e Alemanha).
Teutates é visto como protetor do povo, pois foi associado ao Deus romano Marte e este é, em alguns momentos, descrito sob o aspecto de proteção.
O nome “Teutates” pode ter o significado de “governante do povo” e também indicar que ele é um Deus ancestral. No livro The Encyclopedia of Celtic Mythology and Folklore, há uma informação que aponta que o nome “Teutates” vem da base de uma palavra similar a “Tuath” (esta que significa “tribo” e, em um sentido completo, se refere à terra na qual a tribo vive). Vale lembrar que “tuath” possui um significado muito importante, visto que há os “Tuatha Dé Danann”…
Teutates tem, dessa maneira, estrita relação com o povo. Estima-se que havia 150 “tuaths” na Irlanda e que cada tribo possuía 3 mil membros, aproximadamente), o que significa uma população total de quase 500 mil pessoas à época. O culto a Teutates ocorreu com maior intensidade na Gália e, com menor frequência, na ilha da Grã-Bretanha.
Fonte: The Encyclopedia of Celtic Mythology and Folklore
nota pessoal: a pouca informação “oficial” a respeito de alguns deuses antigos traz a oportunidade de redescobrir essas antigas divindades, se assim for desejado.
Imagem de abertura: Deus Teutates. Crédito – https://www.deviantart.com/danbrenus/art/Teutates-god-of-warriors-253388705
Celtas
O termo “Celtas” não era usado por esse povo (surgido, aproximadamente, por volta do ano 1.200 Antes da Era Comum [AEC]) para designar a si mesmo. Pelo contrário, autores gregos e romanos usaram esse termo para designar os habitantes que possuíram domínio da Europa Continental durante a Idade do Ferro (de 1.200 a 1.000 AEC).
Os Celtas e os Druidas compartilhavam de respeito e veneração para com a natureza. Em geral, existe a ideia comum de que os Celtas possuíam uma inclinação mística congênita. Nos tempos atuais, quem se sente atraído pela cultura celta logo percebe que vê as coisas de maneiras que outras pessoas não podem.
www.instagram.com/caminhopagao