Deus Forseti
Forseti: a justiça divina está muito acima da justiça humana
Pois os deuses veem as coisas diferentemente
Veem o coração, a mente, a intenção e os pensamentos.
Na mitologia nórdica, Forseti parece ser o deus responsável por resolver disputas, sendo obviamente um modelo aperfeiçoado da figura do legislador que se conhecia antigamente em Midgard.
Forseti (pronuncia-se “for-SET-ee;”) reside em Glitnir, um salão resplandecente feito de ouro e prata.
Existem poucas informações confiáveis sobre o deus, mas em meio a essa confusão aqui embaixo (rs) nada impede um contato para descobertas e, quem sabe, um pouco de paz (se assim for desejado pelo(a) pagã(o).
Imagem de abertura: “Forseti sentado durante julgamento”. Ilustração por Carl Emil Doepler (1881)
Religiosidade
A religiosidade dos nórdicos é marcada pela pluralidade, mesmo dentro de um único panteão os ritos podiam variar bastante dentro das tribos (característica que permanece atualmente, obviamente trocando-se as tribos do passado pelos kindreds atuais). Pais e mães comandavam os ritos dentro da família. Já as cerimônias públicas eram tarefa do jarl (“conde”, em tradução literal). Importante chamar atenção para a relação direta entre esses povos e as divindades. Mesmo a figura dos sacerdotes, dentro do paganismo nórdico, não possui o mesmo papel das religiões abraâmicas. Isso significa que as divindades podem comunicar-se diretamente com as pagãs e pagãos, o que pode ser buscado.
Vikings
Vikings, antes do início da chamada “era cristã”, têm origem nos pagãos germânicos que viveram na região onde hoje é a Alemanha, Inglaterra anglo-saxã, Noruega, Dinamarca, Suécia, Frísia (condado ao norte da Holanda), e Islândia (posteriormente). A figura dos Vikings refere-se aos navegantes invasores que também eram conquistadores, exploradores, comerciantes e colonos, tendo vivido no território onde hoje é a Noruega, Dinamarca, Suécia e Islândia. A chamada Era Viking compreende o período de tempo entre, aproximadamente, 793 da Era Comum (EC) e 1066 EC.
www.instagram.com/caminhopagao