Deus Poseidon
Poseidon é um dos doze Deuses olímpicos da antiga Grécia. É o Deus do mar, tempestades, terremotos e cavalos. Seu equivalente romano é o Deus Neptuno.
Nos mitos, se vê Poseidon criando novas ilhas e oferecendo mares calmos. E quando ofendido ou ignorado, se dizia que ele supostamente atingia o solo com seu tridente e isso causava terremotos, afogamentos e naufrágios.
Homero e Hesíodo sugerem que Poseidon se tornou senhor do mar após a derrota de seu pai, Cronus, quando Zeus recebeu o céu, Hades recebeu o submundo, e Poseidon o mar, enquanto a Terra e o Monte Olimpo pertencem a todos os três.
Deus Cívico
Na Grécia pré-olímpica da Idade do Bronze, Poseidon foi venerado como Divindade principal em Pylos e Tebas e também tinha o título de “agitador de terra”. Em Corinto e em muitas cidades de Magna Graecia, ele era o Deus principal da pólis.
De acordo com o viajante grego Pausanias, Poseidon era um dos guardiões do oráculo em Delphi antes de o Apollo olimpiano assumi-lo.
Apolo e Poseidon trabalharam de perto em muitos reinos: na colonização, por exemplo, o Apollo délfico fornecia a autorização para sair e se estabelecer, enquanto Poseidon vigiava os colonos em seu caminho.
Relação com cavalos
Nos mitos de Arcádia isolada, ele é parente de Demeter e Perséfone e foi venerado como um cavalo, no entanto, aparentemente ele era originalmente um Deus das águas. Poseidon é frequentemente considerado como o domador ou pai dos cavalos.
Epítetos
Alguns epítetos de Poseidon são:
- “Asphaleios”, (ασφάλεια: segurança), como protetor contra os terremotos;
- “Helikonios”, (Ελικώνιος), relacionado com a montanha Helikon;
- “Tavreios”, (Ταύρειος: relacionado com o touro). Havia um festival “Tavreia” em Éfeso.
- “Petraios” (Πετραἵος: relacionado com as rochas) em Tessália. Ele bateu numa pedra, e o cavalo “Skyphios” apareceu;
- “Ptortheion” (Πτορθείων) “promotor da vegetação”;
- “Epoptis” (επόπτης: supervisor) na Megalópole “Epactaeus”, que significa “Deus adorado na costa”, em Samos;
- “Asphaleios”, que significa “de segurança”. Um templo foi dedicado a ele em Tainaron.