Brigit, a Deusa protetora dos múltiplos atributos
Brigit é mais conhecida como uma Deusa celta da Irlanda e associada à proteção, ao lar, à cura, ao fogo, à fertilidade, à arte e à poesia. Porém ela está presente em outros locais, seu nome possui variantes e outros atributos também.
Sendo filha de Dagda (o Bom Deus), o contato com a Deusa é muito agradável. Brigit transmite proteção, amor e poder. Não à toa, ela é inclusive chamada de Deusa Tríplice em alguns textos, o que significa muito poder entre as Divindades celtas.
Textos antigos também dizem que há três Deusas com o mesmo nome e que governam as artes da cura, da forja e da poesia. Outro atributo da Brigit irlandesa é a ligação com o gado.
Brigit poderá conferir bençãos relacionadas à fertilidade, proteção, arte, poesia, lar, cura e fogo.
Um festival é particularmente associado à Brigit: o Imbolc / Oímelc, comemorado na roda sul em 1º de agosto. Na roda norte, em 1º de fevereiro.
Brigit continental
Muitas são as variantes dos nomes de Brigit (Brig, Bride, Brixia, Brigindo, Bride, Brigid, Brighid, Brid, Bridget, Briid). No continente, Brigindo é reconhecida como uma Deusa protetora invocada para garantir abundância nas plantações.
Brigindo também está ligada com Brigantia, esta uma ancestral Deusa celta continental e britânica que tem seu nome nos rios Braint (na ilha Anglesey, País de Gales) e Brent (em Londres).
Importante informar que, na Irlanda, Brigit não é conhecida como uma Deusa ligada aos rios, mas sua conexão com os poços sagrados pode indicar que os celtas a viam como uma Divindade também ligada às águas e à fertilidade.
Ainda no continente, Brixia é uma Deusa ligada à fonte termal de Luxeuil (no sul da França), um aspecto de cura em comum com a Brigit irlandesa.
Fonte: The Encyclopedia of Celtic Mythology and Folklore
Imagem de abertura: Deusa Brigit. Fonte: https://www.deviantart.com/crisantemo/art/Brigit-Lady-of-Imbolc-510788202
Celtas
O termo “Celtas” não era usado por esse povo (surgido, aproximadamente, por volta do ano 1.200 Antes da Era Comum [AEC]) para designar a si mesmo. Pelo contrário, autores gregos e romanos usaram esse termo para designar os habitantes que possuíram domínio da Europa Continental durante a Idade do Ferro (de 1.200 a 1.000 AEC).
Os Celtas e os Druidas compartilhavam de respeito e veneração para com a natureza. Em geral, existe a ideia comum de que os Celtas possuíam uma inclinação mística congênita. Nos tempos atuais, quem se sente atraído pela cultura celta logo percebe que vê as coisas de maneiras que outras pessoas não podem.
www.instagram.com/caminhopagao