Boadicea / Boudica

Boadicea / Boudica

junho 9, 2019 0 Por Pagan

Boadicea / Boudica: “Boadicea era alta, terrível de olhar. Uma cascata de cabelos vermelhos alcançava seus joelhos. Usava um colar dourado composto de ornamentos, uma veste multicolorida e um casaco grosso preso por um broche. Carregava uma lança comprida para assustar todos que olhassem para ela” (relato de antigos historiadores).

Era uma vez um império que se alastrava por toda a Europa. Um dia, esse império cruzou com uma mulher brava, guerreira, que acabou sendo humilhada. Impiedosa e consciente de sua grandeza, Boadicea (ou Boudica) iniciou uma vingança que ameaçou o poderio romano.

O Início

Boadicea vivia na Grã-Bretanha, casada com o rei Prasutagus.

Inglaterra e roma não poderiam ser mais diferentes no que concerne à forma como as mulheres eram tratadas.

Entre os Celtas, elas eram tratadas de igual para igual (no âmbito religioso, o posto mais alto era reservado às mulheres). Para os romanos, não havia reconhecimento algum.

E quando Prasutagus morreu, os romanos se apossaram por completo de seu reino, não respeitando a condição de rainha e alta sacerdotisa de Boadicea.

Boadicea protestou, ao que os romanos impuseram seu modo de ver a posição feminina na sociedade. Eles violentaram a rainha e suas filhas.

A Reviravolta

Boadicea então liderou uma aliança de tribos Celtas contra os romanos.

Sua vingança minou o poderio romano colônia após colônia. Camulodunum, Londinium (atual Londres), Verulamium, todas foram dizimadas pela fúria da Celta e seus guerreiros.

A Inglaterra, sob domínio de Roma, estava em chamas.

O ganancioso imperador romano Nero chegou a pensar em retirar-se da Grã-Bretanha. As bigas de guerra usadas pelos Celtas foram uma vantagem importante contra os romanos.

Até que a aliança de Boadicea foi derrotada em 61 d.c. Mas seu legado permanece até hoje.

Boadicea / Boudica é símbolo de bravura, de honra e de força. Sua memória permanece viva. Ela fez tremer o império mais poderoso da época, lhe impôs derrotas.

Boadicea deixou sua marca na história.

Celtas

O termo “Celtas” não era usado por esse povo (surgido, aproximadamente, por volta do ano 1.200 a.c.) para designar a si mesmo. Pelo contrário, autores gregos e romanos usaram esse termo para designar os habitantes que possuíram domínio da Europa Continental durante a Idade do Ferro (de 1.200 a 1.000 a.c.).

Os Celtas e os Druidas compartilhavam de respeito e veneração para com a natureza. Em geral, existe a ideia comum de que os Celtas possuíam uma inclinação mística congênita. Nos tempos atuais, quem se sente atraído pela cultura celta logo percebe que vê as coisas de maneiras que outras pessoas não podem.