Deus Belenos, O Brilhante
Belenos, Deus celta do fogo e luz que inspira, protege e aquece. É o ancestral primordial que, com sua luz, mantém Deuses e a humanidade inspirados, protegidos e purificados.
Das fogueiras do Beltane à chama interior que guia e purifica, Belenos está sempre presente. Seu nome tem profunda ligação com a cura e o sol.
A ligação de Belenos com a cura é atestada em diversas evidências: no passado, sua importância se faz presente no nome da planta de cura “Belinuntia”, nomeada em referência ao Deus.
Sendo também uma Divindade solar, seu nome significa “Brilhante” ou “Reluzente”.
Tudo isso fez com que Belenos fosse venerado de maneira generalizada, pois muitas inscrições dedicadas a ele são encontradas em toda a Gália (atuais França, Luxemburgo, Bélgica, a maior parte da Suíça, algumas partes do norte da Itália e partes da Holanda e Alemanha). Isso explica por que vários escritores clássicos se referem a seu culto.
Tal relevância com a cura fez com que os romanos associassem Belenos ao Deus Apolo, da mitologia greco-romana. Apolo foi venerado em águas termais de cura (incluindo a “Aquae Borvonis” na França). Outra ligação entre Belenos e Apolo veio por meio do antigo autor Apolônio. Ele conta uma história celta de um córrego formado pelas lágrimas de Apolo Beleno quando ele foi expulso do céu por seu pai. E Apolo, vale lembrar, é uma Divindade grega ligada ao sol. Mais uma evidência textual que reforça Belenos como Deus que possui conexões solares.
Na tradição irlandesa, Belenos é associado à Bilé. Bilé é considerado o pai dos Deuses e homens, maior líder dos Tuatha Dé Danann, companheiro de Dana / Danu e pai de Dagda. Já na tradição do País de Gales, Belenos é associados ao Deus Beli.
Dessa forma, Belenos / Bilé / Beli podem ser considerados os ancestrais primordiais que, com sua luz, mantém Deuses e homens inspirados, protegidos e purificados.
No presente, há grupos pagãos que trazem em seu nome o legado de Belenos como Divindade protetora e curadora, que orienta quem busca conselhos para enfrentar os desafios da vida.
Fonte: The Encyclopedia of Celtic Mythology and Folklore
Imagem de abertura: https://mimiandlikes.tumblr.com/post/158125433143/belenus-celtic-god-of-the-sun-belenus-and
Celtas
O termo “Celtas” não era usado por esse povo (surgido, aproximadamente, por volta do ano 1.200 Antes da Era Comum [AEC]) para designar a si mesmo. Pelo contrário, autores gregos e romanos usaram esse termo para designar os habitantes que possuíram domínio da Europa Continental durante a Idade do Ferro (de 1.200 a 1.000 AEC).
Os Celtas e os Druidas compartilhavam de respeito e veneração para com a natureza. Em geral, existe a ideia comum de que os Celtas possuíam uma inclinação mística congênita. Nos tempos atuais, quem se sente atraído pela cultura celta logo percebe que vê as coisas de maneiras que outras pessoas não podem.
www.instagram.com/caminhopagao