Angus mac Og, o encanto amoroso
Angus mac Og (Aonghus mac Óg) é um Deus celta ligado à poesia, ao amor e à beleza. Sua origem explica esses aspectos, pois é filho do Bom Deus Dagda com a Deusa Boann / Bóand e o encontro entre essas Divindades está repleto de magia e encanto.
Conta o mito que Boann foi seduzida pelo Bom Deus Dagda, pois estava longe de seu marido Nechtan (outro nome para Nuada; em algumas histórias, Elcmar). Para esconder o ocorrido, Dagda fez o sol ficar parado por nove meses, para que Bóand pudesse dar à luz sem Nechtan saber que mais de um dia havia passado.
Em algumas versões da história, Bóand recebe o nome de Eithne. Tanto Dagda quanto Boann estão ligados à sabedoria e isso também está presente na maneira como Angus obtém para si o direito de residir no palácio Brú na Bóinne.
Em uma versão do mito, Angus pergunta a Dagda se pode ficar no palácio por um dia e noite e Dagda aceita, porém a maneira como ele fez a pergunta acabou significando, na verdade, que Angus poderia ficar no palácio “dia e noite”, ou seja, por todo o tempo. Em outra versão, é Dagda que ajuda Angus a tirar de Elcmar a posse do palácio, usando o mesmo recurso.
Um dos mitos mais conhecidos de Angus é o de quando ele passou a ver uma garota encantadora e desconhecida em seus sonhos. Ele apaixonou-se tão intensamente que ficou adoecido.
Boann e Dagda buscaram ajudar seu filho e por toda a Irlanda o amor de Angus foi procurado. A árdua tarefa de encontrar a garota, cujo nome é Caer Ibormeith, foi alcançada no 3º ano em que Angus estava apaixonado.
No momento em que finalmente a encontrou, Angus transbordou o amor, a poesia e beleza que compunham sua essência: o casal, na forma de duas aves brancas, voou para o palácio Brú na Bóinne e lá eles cantaram de forma tão encantadora que as pessoas dormiram por 3 dias e 3 noites.
Imagem de abertura: Angus mac Og. Fonte: https://www.brehonlawacademy.ie/single-post/Aengus-Og-The-Irish-God-of-Love
Fontes: The Encylopedia of Celtic Mythology and Folklore; http://www.ireland-information.com/irish-mythology/aengus-og-irish-legend.html ; https://en.wikipedia.org/wiki/Aengus
Celtas
O termo “Celtas” não era usado por esse povo (surgido, aproximadamente, por volta do ano 1.200 Antes da Era Comum [AEC]) para designar a si mesmo. Pelo contrário, autores gregos e romanos usaram esse termo para designar os habitantes que possuíram domínio da Europa Continental durante a Idade do Ferro (de 1.200 a 1.000 AEC).
Os Celtas e os Druidas compartilhavam de respeito e veneração para com a natureza. Em geral, existe a ideia comum de que os Celtas possuíam uma inclinação mística congênita. Nos tempos atuais, quem se sente atraído pela cultura celta logo percebe que vê as coisas de maneiras que outras pessoas não podem.
www.instagram.com/caminhopagao