A ilusão da separação e a origem do medo (e o que isso tem a ver com o paganismo)

junho 30, 2022 0 Por Pagan

Para entender esse conceito, primeiro é preciso esquecer por um momento a noção de realidade trazida a nós pelos sentidos físicos. Os sentidos físicos não captam toda a realidade, apenas parte dela. Essa captação parcial da realidade pode ser considerada uma ilusão. Digo ilusão mas não algo inútil, pois para vivermos em sociedade a informação captada pelos sentidos humanos tem sua utilidade.

Porém a realidade vai além daquilo que sentidos humanos veem. As ondas de rádio e os raios ultravioleta são exemplos disso e ninguém duvida de sua existência.

Seguindo por esse novo e real paradigma, quando uma pessoa olha para uma montanha e pensa que está distante dela, isso também é uma ilusão porque tudo que existe é energia. Não quero aqui entrar em explicações científicas para justificar isso, quem quiser saber em detalhes pode pesquisar na física de partículas (quântica) a explicação disso. Porém um exemplo prático dessa não separação entre todas as coisas pode ser encontrado nas práticas pagãs.

Se existisse separação, como explicar que divindades em outras dimensões conseguem falar conosco? Ou que uma pessoa é capaz de sentir (sentir no sentido sutil, e não de tato físico) a energia da roda do ano refletida na natureza?

A explicação pura, simples e direta para isso é só uma: em essência, ao nível da energia, inexiste separação e tudo é energia.

E o que isso tem a ver com o paganismo? Se uma pessoa pensa que está separada, sozinha, logo ela se sente desconectada e o medo pode surgir. Mas quando ela sabe que tem amigos e amigas nesta dimensão e/ou em outra dimensão, então ela sabe que sempre terá ajuda e companhia quando precisar. E isso é libertador. Então se por um momento a ilusão de separação surgir, lembre-se disso. Estamos todos conectados.