Deusa Sedna, Rainha Inuíte do Mar
Sedna, a Rainha do Mar na Mitologia Inuíte: nas minhas andanças em mitologias, às vezes encontro uma Divindade que chama atenção além dos panteões celta e nórdico. Sedna, a Deusa e rainha do mar na mitologia dos inuítes (povos indígenas do Alasca, Canadá e Groelândia/Groenlândia/Gronelândia) é uma delas.
O mito de Sedna exemplifica o abraçar de um destino que poderia ser trágico mas que transformou a situação adversa em força. Conta-se que seu pai a pressionava para que, enfim, casasse.
Certo dia, apareceu um homem que prometeu a ela o melhor em comida, um lar e cobertores para enfrentar o frio do ártico. Sedna casou com ele mas, ao se mudarem para uma ilha, o homem revelou sua verdadeira identidade: uma grande ave cheia de maldade.
Com saudade da filha, seu pai pegou o caiaque e foi visitá-la na ilha. Quando ele percebeu a tristeza de sua filha, matou a grande ave e pôs Sedna no caiaque para fugirem da ilha.
Porém a ave morta tinha amigas e estas decidiram vingá-la. Bateram suas asas tão fortemente que criaram ondas enormes a ponto de poderem afundar o caiaque.
Em pânico e com medo de afundar, o pai decidiu jogar Sedna nas águas congelantes para que as aves parassem de bater as asas.
Então Sedna pôs as mãos na borda do caiaque para voltar mas o pai, ainda com medo, cortou os dedos da filha e ela começou a afundar até o abismo…
Dos seus dedos cortados surgiram os animais marinhos (peixes, focas, morsas e baleias) e Sedna tornou-se um poderoso espírito que agora controla todos os animais marinhos.
A Deusa Sedna também é rainha do submundo inuíte, Adlivun. Conta-se que ela permite que os animais sejam encontrados por caçadores quando ela está feliz.
Obs.: existem versões diferentes do mito mas todas elas têm em comum que o pai corta seus dedos, ela afunda e passa a ser venerada por caçadores que dependem da Deusa.
A história de Sedna é inspiradora, pois demonstra como ela superou o que lhe aconteceu e tornou-se uma poderosa Deusa que é venerada pelo povo inuíte e também pelo mundo afora.
Imagem de abertura: https://www.deviantart.com/pernastudios/art/Sedna-Base-Card-Art-Helga-Wojik-752100464