Mídsummarblót

Mídsummarblót

dezembro 26, 2020 0 Por Pagan

Mídsummarblót, na roda sul do panteão nórdico, é comemorado em 21/12, no solstício de verão, o dia mais longo do ano…

A deusa Sunna e o deus Baldur / Baldr (“Balder”) estão intimamente ligados com o Mídsummarblót. Por ser o dia mais longo do ano, também é o ápice de Sunna e sua presença se faz sentir de maneira intensa. Importante notar que, por ser o ápice, os próximos dias naturalmente serão de decadência

Esse aspecto de crepúsculo está presente também com Baldr, pois o Mídsummarblót marca a sua morte pelas mãos de seu irmão cego, Hodr (que foi levado a tal feito através de Loki).

Esse aspecto de inevitável decadência é natural e ensina a viver cada momento com outros olhos. Pois a roda segue seu movimento cíclico.

Apesar disso, o Mídsummarblót é um momento de alegria que se faz sentir no ar e faz sorrir.

Religiosidade

A religiosidade dos nórdicos é marcada pela pluralidade, mesmo dentro de um único panteão os ritos podiam variar bastante dentro das tribos (característica que permanece atualmente, obviamente trocando-se as tribos do passado pelos kindreds atuais). Pais e mães comandavam os ritos dentro da família. Já as cerimônias públicas eram tarefa do jarl (“conde”, em tradução literal). Importante chamar atenção para a relação direta entre esses povos e as divindades. Mesmo a figura dos sacerdotes, dentro do paganismo nórdico, não possui o mesmo papel das religiões abraâmicas. Isso significa que as divindades podem comunicar-se diretamente com as pagãs e pagãos, o que pode ser buscado.

Vikings

Vikings, antes do início da chamada “era cristã”, têm origem nos pagãos germânicos que viveram na região onde hoje é a Alemanha, Inglaterra anglo-saxã, Noruega, Dinamarca, Suécia, Frísia (condado ao norte da Holanda), e Islândia (posteriormente). A figura dos Vikings refere-se aos navegantes invasores que também eram conquistadores, exploradores, comerciantes e colonos, tendo vivido no território onde hoje é a Noruega, Dinamarca, Suécia e Islândia. A chamada Era Viking compreende o período de tempo entre, aproximadamente, 793 da Era Comum (EC) e 1066 EC.