Deus Bilé: fogo irlandês e ancestral dos Milesianos
Alguns Deuses são tão antigos que suas origens estão “escondidas” no tempo e se confundem com a própria história de um determinado lugar. O Deus Bilé é assim, visto que ele é o ancestral dos Milesianos (o último povo a conquistar a Irlanda) e seu nome, que significa “Árvore Sagrada”, está profundamente ligado com o Outro Mundo.
“Bile” também é o nome de uma árvore sagrada para os celtas, vista como uma árvore cósmica que sustenta os 3 reinos da cosmologia gaélica: Terra, Céu e Mar. E o Deus Bilé possui papel central como Deus do Outro Mundo. Segundo o livro The Encyclopedia of Celtic Mythology and Folklore, os celtas enxergavam que as árvores possuem como função a ligação entre o submundo (raízes) e o mundo superior (galhos).
Em nível físico, a árvore Bilé muitas vezes está perto de um poço sagrado ou outro local de poder. Nessas árvores, pagãs e pagãos do passado e do presente deixam oferendas chamadas de “clooties”.
Esse intenso contato que atravessa séculos demonstra como as árvores podem ser pontos de ligação entre diferentes mundos. Assim, fica claro que os celtas respeitavam e veneravam as árvores como seres vivos cuja existência vai além do que os olhos físicos veem.
Uma relação de amor e respeito presente também em outro aspecto do Deus Bilé: a ligação com as fogueiras, o fogo e a purificação: Bilé (na tradição irlandesa), Belenos (na tradição da Gália) e Beli (País de Gales) foram associados entre si, possuindo ligação com as fogueiras do Beltane.
Bilé é considerado o pai de Divindades e homens, companheiro de Dana / Danu e pai de Dagda. Dessa forma, Belenos / Bilé / Beli podem ser considerados os ancestrais primordiais que, com sua luz, mantém Deusas, Deuses e a humanidade inspirados, protegidos e purificados.
Fontes: The Encylopedia of Celtic Mythology and Folklore; Ildiachas Gaelach uma Introdução ao Politeísmo Gaélico ; http://www.templodeavalon.com/modules/mastop_publish/?tac=Deuses_Celtas ; http://pathofthewyldwoodfaye.weebly.com/the-tuatha-deacute-danann.html
Imagem de abertura: Deus Bilé. Fonte: http://pathofthewyldwoodfaye.weebly.com/the-tuatha-deacute-danann.html
Celtas
O termo “Celtas” não era usado por esse povo (surgido, aproximadamente, por volta do ano 1.200 Antes da Era Comum [AEC]) para designar a si mesmo. Pelo contrário, autores gregos e romanos usaram esse termo para designar os habitantes que possuíram domínio da Europa Continental durante a Idade do Ferro (de 1.200 a 1.000 AEC).
Os Celtas e os Druidas compartilhavam de respeito e veneração para com a natureza. Em geral, existe a ideia comum de que os Celtas possuíam uma inclinação mística congênita. Nos tempos atuais, quem se sente atraído pela cultura celta logo percebe que vê as coisas de maneiras que outras pessoas não podem.
www.instagram.com/caminhopagao