Nuada Braço de Prata
Nuada Braço de Prata é um Deus irlandês, grande guerreiro e excelente líder dos Tuatha Dé Danann, o povo da Deusa Danu que disputou com os Fomorianos a posse da Irlanda.
Na fúria da primeira batalha de Mag Tuired, sua mão ou braço direito foi cortado por um oponente. Assim, mesmo vitorioso, Nuada perdeu seu trono, pois não era permitido a um rei governar nessas condições.
O meio-fomoriano Bres o substituiu, mas acabou por ser tão mesquinho que ele nem sequer alimentou o poeta Cairbre – uma falta de hospitalidade que fez Bres perder seu reino, pois o Bardo lançou uma sátira tão poderosa sobre Bres que fez aparecer furúnculos elevados sobre o rosto do meio-fomoriano, tornando Bres muito difamado para governar.
Enquanto isso, uma mão de prata havia sido feitada para Nuada pelo Deus da cura Dian Cécht. Porém mesmo uma aparência tão maravilhosa não satisfez as necessidades do reinado, pois ainda constituía um defeito.
Então Miach, um médico brilhante e filho de Dian Cécht, usou suas habilidades médicas e mágicas habilidades para fazer com que a pele real crescesse sobre o braço de prata – autorizando assim Nuada a reassumir o trono. Por seus esforços, Miach perdeu a vida, morto por Dian Cécht.
Quando os Tuatha Dé Danann deixaram a superfície deste mundo para viver debaixo da terra em sua morada mágica ou sídhe, Nuada tornou-se o senhor de Almu, um importante local ritual precoce e centro mágico da província de Leinster.
Outras fontes indicam seu palácio no grande túmulo no rio Boyne (“Brú Na Bóinne”, que significa Palácio de Boyne ou Mansão de Boyne), afirmando que Nuada é o consorte da Deusa da região, Bóand.
Fonte: The Encyclopedia of Celtic Mythology and Folklore;
Imagem de abertura: Deus Nuada. Crédito – https://www.deviantart.com/pernastudios/art/Nuada-Samantha-Johnson-436624435
Celtas
O termo “Celtas” não era usado por esse povo (surgido, aproximadamente, por volta do ano 1.200 AEC [Antes da Era Comum]) para designar a si mesmo. Pelo contrário, autores gregos e romanos usaram esse termo para designar os habitantes que possuíram domínio da Europa Continental durante a Idade do Ferro (de 1.200 a 1.000 AEC).
Os Celtas e os Druidas compartilhavam de respeito e veneração para com a natureza. Em geral, existe a ideia comum de que os Celtas possuíam uma inclinação mística congênita. Nos tempos atuais, quem se sente atraído pela cultura celta logo percebe que vê as coisas de maneiras que outras pessoas não podem.
www.instagram.com/caminhopagao