Macha
As Deusas Celtas representam o poder e a soberania feminina. Macha, a Deusa irlandesa da Fertilidade, Guerra e Equinos, faz parte dessa nobre relação, sendo uma das Três Morrígans soberanas nos campos de batalha juntamente com suas irmãs Morrigan e Badb.
Um dos mitos mais famosos de Macha envolve seu encontro com um rico senhor de terras que havia perdido o gosto pela vida. Este era Crunniuc Mac Agnomain, decadente viúvo e pai de quatro filhos.
A casa dele, outrora sem sem ordem e brilho, foi aos poucos restaurada por Macha. Seu gado magro voltou a reproduzir. Até o amor em Crunniuc foi recuperado, com Macha agora grávida de gêmeos.
Perto de dar à luz e ainda sem revelar sua identidade, Macha advertiu Crunniuc de que ele não deveria ir ao festejo do rei, pois acabaria colocando o casal em perigo. Mas ele foi…
Embriagado, Crunniuc disse que sua esposa poderia vencer os cavalos do rei em corrida. Inflexível à gravidez, o rei ameaçou matar Crunniuc se Macha não provasse tal capacidade. Macha venceu a corrida e, ao término, deu à luz gêmeos. Então a dor do parto virou maldição:
“Desse dia em diante, durante cinco dias e cinco noites, por nove gerações, nos momentos em que todos os guerreiros do Ulster mais precisarem de suas forças, todos serão cometidos pelas mesmas dores de meu parto, pois Eu sou Macha, filha de Sainrith Mac Imaith, e para enaltecer meu nome, esse lugar será chamado, para sempre, de Émain Macha”.
Em uma versão, Macha retirou-se do local levando seus filhos. Em outra, após amaldiçoar os guerreiros do Ulster, ela morre. Crunniuc e suas terras nunca mais foram abençoados como nos dias em que a Deusa esteve presente.
Nas guerras, a “Colheita de Macha” era o costume de os guerreiros oferecerem para Macha as cabeças cortadas dos inimigos.
A rica mitologia celta retrata mais de uma Deusa chamada Macha, que podem ou não ser a mesma.
Fontes: The Encylopedia of Celtic Mythology and Folklore; http://www.templodeavalon.com/modules/articles/article.php?id=35
Celtas
O termo “Celtas” não era usado por esse povo (surgido, aproximadamente, por volta do ano 1.200 a.c.) para designar a si mesmo. Pelo contrário, autores gregos e romanos usaram esse termo para designar os habitantes que possuíram domínio da Europa Continental durante a Idade do Ferro (de 1.200 a 1.000 a.c.).
Os Celtas e os Druidas compartilhavam de respeito e veneração para com a natureza. Em geral, existe a ideia comum de que os Celtas possuíam uma inclinação mística congênita. Nos tempos atuais, quem se sente atraído pela cultura celta logo percebe que vê as coisas de maneiras que outras pessoas não podem.
www.instagram.com/caminhopagao