Deusa Nantosuelta
A Deusa Nantosuelta possui ligação com os rios, a terra e o lar. Na antiga Gália (atuais França, Luxemburgo, Bélgica, a maior parte da Suíça, algumas partes do norte da Itália e partes da Holanda e Alemanha), seu culto abrange vários atributos. Seu nome significa “rio sinuoso” e “vale banhado pelo sol” em tradução livre.
Nantosuelta costuma ser representada acompanhada de um corvo, o que pode significar uma ligação com profecias, entre outros significados [os corvos também têm ligação com o submundo e com a fertilidade].
A Deusa aparece segurando um mastro onde há uma casa no topo, casa que também pode ser um pombal.
Ela costuma ser associada junto ao Deus da fertilidade, Sucellus. Em outras fontes, Nantosuelta também é uma deusa ligada ao fogo e à fertilidade. O culto à Deusa Nantosuelta continua nos dias de hoje.
Fonte: The Encyclopedia of Celtic Mythology
Imagem de abertura: Deusa Nantosuelta. https://www.deviantart.com/thaliatook/art/Nantosuelta-644405461
Celtas
O termo “Celtas” não era usado por esse povo (surgido, aproximadamente, por volta do ano 1.200 Antes da Era Comum [AEC]) para designar a si mesmo. Pelo contrário, autores gregos e romanos usaram esse termo para designar os habitantes que possuíram domínio da Europa Continental durante a Idade do Ferro (de 1.200 a 1.000 AEC).
Os Celtas e os Druidas compartilhavam de respeito e veneração para com a natureza. Em geral, existe a ideia comum de que os Celtas possuíam uma inclinação mística congênita. Nos tempos atuais, quem se sente atraído pela cultura celta logo percebe que vê as coisas de maneiras que outras pessoas não podem.
www.instagram.com/caminhopagao