Zeus, o Rei dos Deuses no Monte Olimpo
Zeus é o Deus dos céus e trovões no panteão grego. Rei dos Deuses no monte Olimpo, Zeus é filho dos Titãs Cronos e Réia. Unindo-se à Deusa Hera, Zeus gerou os Deuses Ares, Hebe e Hefesto.
Junto à Deusa Dione (uma de suas consortes), Zeus gerou a Deusa Afrodite (na versão de Homero na Ilíada). Além de Hera e Dione, Zeus possui muitos amores, dos quais são descendentes Divindades e heróis como Atena, Apolo, Ártemis, Hermes, Perséfone, Dionísio, Perseu, Heracles, Helena de Tróia, Minos e as Musas.
A origem de Zeus é marcada pelo desejo da Titã Réia de salvá-lo, visto que Cronos havia engolido os outros filhos (Héstia, Demeter, Hera, Hades, e Poseidon) que teve com Réia assim que nasceram. Ele, Cronos, estava destinado a ser destronado pelo seu filho assim como Urano (pai de Cronos) foi derrubado pelo próprio Cronos.
E assim começou a acontecer, quando Réia deu uma pedra enrolada em um lençol para Cronos engolir, pensando que era o recém-nascido Zeus. E ao crescer, Zeus destronou Cronos e libertou seus irmãos e irmãs.
Após derrotarem os Titãs na batalha Titanomaquia, Zeus, Poseidon e Hades partilharam o mundo entre eles, ficando os céus com Zeus, os mares com Poseidon e o mundo dos mortos com Hades.
Muitos são os epítetos (títulos) de Zeus. Entre eles há o título Zeus Astrapaios (que faz referência direta ao relâmpago).
Nos Hinos Órficos, o lendário poeta Orfeu dedica um poema a Zeus Astrapaios.
“Eu chamo a luz poderosa, sagrada, esplêndida, aérea, de som terrível, brilhante de fogo;
Flamejante, luz aérea, com voz raivosa, relâmpago através de nuvens lúcidas com ruído horrível.
Indomável, a quem os ressentimentos terríveis pertencem, puro, poder sagrado, pai de todos, grande e forte:
Venham, e sejam benevolentes esses ritos, e conceda aos meus dias um final abençoado e pacífico.”
Hinos Órficos, poema 19 (para Zeus Astrapaios)
Outros títulos do Rei dos Deuses no Monte Olimpo são:
- Zeus Olympios (Zeus como Rei dos Deuses e patrono dos Jogos Pan-helênicos que eram realizados em Olimpia, recinto sagrado primeiramente dedicado a Zeus);
- Zeus Agoraeus (patrono do mercado [da ágora, local público usado para reuniões na antiga Grécia] e punidor de comerciantes desonestos);
- Zeus Areius (“guerreiro” ou “o expiatório”);
- Zeus Horkios (guardião de juramentos. Mentirosos expostos foram obrigados a dedicar uma estátua votiva a Zeus, muitas vezes no santuário de Olímpia).
Os símbolos de Zeus são o relâmpago, a águia, o touro, e o carvalho. No panteão romano, o Deus Júpiter também tem o relâmpago e a águia entre seus atributos, embora haja diferenças como a maneira pela qual os pagãos e as pagãs do passado honravam essas Divindades.
Imagem de abertura: Deus Zeus. Fonte: https://www.deviantart.com/feig-art/art/Zeus-788371078
www.instagram.com/caminhopagao