Deus Vidar
Vidar, o Vingador de Odin: filho de Odin com a giganta Grid, Vidar é quase tão forte quanto Thor. Vidar é famoso por vingar a morte de Odin durante o Ragnarok, quando o lobo-monstro Fenrir mata o Pai-de-Todos.
Conta-se que Vidar, usando um sapato especial feito de todo o resto de couro de todos os sapatos que já foram feitos, golpeia a mandíbula inferior de Fenrir e, com uma das mãos, segura a mandíbula superior da fera.
Então o filho de Odin vinga seu pai rasgando a boca de Fenrir em pedaços com sua espada em um ato de pura fúria destruidora, dando fim ao lobo-monstro.
No poema Vafþrúðnismál (Os Dizeres de Vafþrúðnir), conta-se que Vidar é um dos Deuses que sobrevive ao Ragnarok. Em conversa com Odin, o Jotun / Gigante Vafþrúðnir fala sobre Vidar e Váli (dois filhos do Pai de Todos), Móði e Magni (filhos de Thor) e Vingnir (outro nome de Thor).
51 – “Víðarr e Váli habitarão no santuário dos deuses
quando o fogo de Surtr se extinguir.
Móði e Magni receberão o Mjöllnir
quando Vingnir terminar o combate.”
No poema Grímnismál (Os Dizeres de Grimnir), Odin descreve o lar de Vidar.
17- “A mata e a grama cresce em
Víði, a terra de Viðarr.
Lá o filho, o robusto,
pulará de seu cavalo ansioso para vingar seu pai.”
Vidar também é chamado de o “Deus silencioso”, atualmente não há consenso que explique esta denominação.
Religiosidade
A religiosidade dos nórdicos é marcada pela pluralidade, mesmo dentro de um único panteão os ritos podiam variar bastante dentro das tribos (característica que permanece atualmente, obviamente trocando-se as tribos do passado pelos kindreds atuais). Pais e mães comandavam os ritos dentro da família. Já as cerimônias públicas eram tarefa do jarl (“conde”, em tradução literal). Importante chamar atenção para a relação direta entre esses povos e as divindades. Mesmo a figura dos sacerdotes, dentro do paganismo nórdico, não possui o mesmo papel das religiões abraâmicas. Isso significa que as divindades podem comunicar-se diretamente com as pagãs e pagãos, o que pode ser buscado.
Vikings
Vikings, antes do início da chamada “era cristã”, têm origem nos pagãos germânicos que viveram na região onde hoje é a Alemanha, Inglaterra anglo-saxã, Noruega, Dinamarca, Suécia, Frísia (condado ao norte da Holanda), e Islândia (posteriormente). A figura dos Vikings refere-se aos navegantes invasores que também eram conquistadores, exploradores, comerciantes e colonos, tendo vivido no território onde hoje é a Noruega, Dinamarca, Suécia e Islândia. A chamada Era Viking compreende o período de tempo entre, aproximadamente, 793 da Era Comum (EC) e 1066 EC.
www.instagram.com/caminhopagao