Deus Tyr

Deus Tyr

setembro 14, 2021 0 Por Pagan

Tyr pode ser considerado um dos Deuses mais corajosos (senão o mais corajoso) por 2 aspectos: ter aceito pôr a mão na boca de Fenrir para que o lobo-monstro fosse, enfim, acorrentado; e corajoso também por ter mantido sua mão quando Fenrir percebeu que a corrente feita pelos anões não seria quebrada. Foi essa coragem de manter a mão que fez com que o aprisionamento de Fenrir não fosse uma fraude. Esta coragem também ganhou a runa Tiwaz e um dia da semana tem seu nome dedicado ao Deus: Tuesday.

Tyr

Tudo começa quando as Divindades perceberam que Fenrir crescia assustadoramente, ficando cada vez maior. Então os Deuses recorreram aos anões para que estes fabricassem as correntes que, depois de duas tentativas fracassadas, finalmente conseguiriam prender Fenrir.

Tyr, der Schwertgott” (“Tyr, o Deus da Espada”), por Carl Emil Doepler (1882)


Os anões usaram seis itens míticos: o som do passo de um gato; as raízes de uma montanha; os tendões de um urso; a barba de uma mulher; a respiração de um peixe e o cuspe de um pássaro.


Assim, Fenrir foi desafiado a tentar se libertar pela 3ª vez…
Porém ele desconfiou e pediu uma garantia: um dos Deuses deveria pôr a mão na sua boca.


Tyr foi o único a aceitar…

Tyr


Quando Fenrir percebeu que não conseguiria se libertar, o lobo-monstro enfurecido arrancou a mão do Deus.

“TYR_and_the_Ragnarok_Wolf_”


A coragem de Tyr ganhou a runa Tiwaz e esta passou a ser esculpida nas armas dos guerreiros em dedicação ao Deus para invocar vitória nas batalhas.


Deus da guerra, Tyr também é associado à justiça e aos tratados justos. No livro “Gods of the Ancient Northmen”, há uma informação interessante de que – para os pagãos do passado – “guerra” e “lei / justiça” estão correlacionados, visto que era comum serem fixados o dia e local da batalha (e esses serem cumpridos).

Além disso, o combate físico podia ser substituído por um duelo legal (baseado nas leis) e, dessa forma, as Divindades concederiam vitória à parte cujo direito elas reconhecessem.


Tyr é considerado tão importante quanto Odin e Thor.
Toda semana também temos um dia dedicado à Tyr: Tuesday vem de Tyr’s Day. Tyr em inglês é pronunciado como “Tier”

Religiosidade

A religiosidade dos nórdicos é marcada pela pluralidade, mesmo dentro de um único panteão os ritos podiam variar bastante dentro das tribos (característica que permanece atualmente, obviamente trocando-se as tribos do passado pelos kindreds atuais). Pais e mães comandavam os ritos dentro da família. Já as cerimônias públicas eram tarefa do jarl (“conde”, em tradução literal). Importante chamar atenção para a relação direta entre esses povos e as divindades. Mesmo a figura dos sacerdotes, dentro do paganismo nórdico, não possui o mesmo papel das religiões abraâmicas. Isso significa que as divindades podem comunicar-se diretamente com as pagãs e pagãos, o que pode ser buscado.

Vikings

Vikings, antes do início da chamada “era cristã”, têm origem nos pagãos germânicos que viveram na região onde hoje é a Alemanha, Inglaterra anglo-saxã, Noruega, Dinamarca, Suécia, Frísia (condado ao norte da Holanda), e Islândia (posteriormente). A figura dos Vikings refere-se aos navegantes invasores que também eram conquistadores, exploradores, comerciantes e colonos, tendo vivido no território onde hoje é a Noruega, Dinamarca, Suécia e Islândia. A chamada Era Viking compreende o período de tempo entre, aproximadamente, 793 da Era Comum (EC) e 1066 EC.

www.facebook.com/caminhopagao
www.instagram.com/caminhopagao
pinterest.com/mitologiaemundonatural
https://aminoapps.com/c/DeusasDeuses/home/