Senhora do Lago
Senhora do Lago: originalmente a Senhora do Lago é descrita como uma fada habitante do Tir na mBan (Tir na Ban), o mundo celta paralelo a este. Lá, ela vivia em um lago mágico com suas donzelas servas e capturou Lancelot para ser seu protetor. Assim ele foi chamado de Lancelot do Lago.
Em algumas versões, a Senhora do Lago e Lancelot são amantes e progenitores do cavaleiro Galahad. Em textos posteriores, a Rainha Fada foi retratada apenas como uma feiticeira que cria um lago ilusório para manter os humanos longe de seu mundo.
Nas lendas arthurianas, a Senhora do Lago protege Arthur durante toda a vida do rei e herói. Quando ele é ferido em batalha, Arthur volta para a Senhora do Lago e ela o leva para um outro mundo.
Celtas
O termo “Celtas” não era usado por esse povo (surgido, aproximadamente, por volta do ano 1.200 a.c.) para designar a si mesmo. Pelo contrário, autores gregos e romanos usaram esse termo para designar os habitantes que possuíram domínio da Europa Continental durante a Idade do Ferro (de 1.200 a 1.000 a.c.).
Os Celtas e os Druidas compartilhavam de respeito e veneração para com a natureza. Em geral, existe a ideia comum de que os Celtas possuíam uma inclinação mística congênita. Nos tempos atuais, quem se sente atraído pela cultura celta logo percebe que vê as coisas de maneiras que outras pessoas não podem.
Fonte: The Encyclopedia of Celtic Mythology and Folklore