Deus Ogma, a eloquência encantadora
Deus celta irlandês, Ogma tem atuação importante como divindade cuja força abrange não apenas feitos em batalhas, mas também por meio da eloquência que encanta, produz efeitos físicos e dá início a acontecimentos.
Ogma também é guerreiro, poeta e criador do alfabeto Ogham (inspirado nas árvores sagradas para os Celtas), tendo participação importante na 2ª Batalha de Mag Tuired ao ajudar sua tribo, os Tuatha Dé Danann, a derrotar os fomorianos.
Ogma foi o guerreiro campeão do Rei Nuada até a chegada do Deus Lugh aos Tuatha Dé Danann. Diante das múltiplas habilidades de Lugh, Nuada viu a possibilidade de liberdade para os Danann.
“74. (…) Então eles realizaram um concílio sobre o guerreiro (Lugh), e a decisão que Nuadu chegou foi de trocar lugares com o guerreiro. Então Samildanach [Lugh Samildanch, “o multi-habilidoso”] foi ao trono do rei, e o rei levantou-se diante dele até se passarem treze dias”, consta do “Cath Maige Tuired” (texto que retrata o ciclo mitológico da Irlanda).
A partir desse momento, Ogma passou a ser o campeão de Lugh. O mesmo texto traz mais alguns momentos envolvendo Ogma:
“75. No dia seguinte, ele [Lugh ou Nuada, não está claro no texto original] e os dois irmãos, Dagda e Ogma, conversaram sobre Grellach Dollaid; e seus dois parentes Goibniu e Dian Cecht foram convocados.
76. Eles passaram um ano inteiro naquela conferência secreta, de modo que Grellach Dollaid é chamado de Amrun dos Homens da Deusa.
83. Então, após a preparação para a batalha ter sido resolvida, Lug e o Dagda e Ogma foram aos três deuses de Danu, e eles deram equipamento a Lug para a batalha; e por sete anos eles haviam se preparado para eles e feito suas armas.
Então ela disse a ele: “Faça uma batalha de derrubada. [derrotar os fomorianos]” A Morrigan disse a Lug,
“Acordado. . . .”
Quando estavam mais perto de enfrentar os fomorianos, Lugh pergunta a Ogma:
104. “E você, Ogma”, disse Lugh ao seu campeão, “qual é o seu poder na batalha?”
105. “Não é difícil dizer”, disse Ogma. “Ser páreo para o rei e me defender contra vinte e sete de seus amigos, enquanto ganho um terço da batalha para os homens da Irlanda”, consta do “Cath Maige Tuired”.
Quando a batalha começou, os fomorianos foram expulsos para o mar. Ogma enfrentou o herói fomoriano e Deus irlandês, Indech. O “Cath Maige Tuired” diz que eles “caíram juntos em um único combate”.
Mas posteriormente o mesmo texto diz que o Deus guerreiro eloquente encontra a espada Orna, que pertencia ao rei fomoriano Tethra. Conta-se que, quando retirada da bainha, a Orna relata os feitos realizados com ela.
Mais à frente no mesmo texto, é dito:
“163. Então Lug e o Dagda e Ogma foram atrás do Fomoire, porque eles haviam levado o harpista do Dagda, Uaithne. Por fim, eles chegaram ao salão de banquetes onde Bres mac Elathan e Elatha mac Delbaith estavam. Havia a harpa na parede. Essa é a harpa na qual o Dagda havia amarrado as melodias para que elas não fizessem nenhum som até que ele as convocasse, dizendo:
“Venha Daur Da Blao,
Venha Coir Cetharchair,
Venha verão, venha inverno,
Bocas de harpas, bolsas e flautas! ”
Então a harpa saiu da parede, matou nove homens e chegou ao Dagda. O Bom Deus tocou para os fomorianos as três coisas pelas quais um harpista é conhecido: música do sono, música alegre, e música triste. Com efeito imediato sobre os fomorianos, Ogma, Dagda e Lugh escaparam ilesos.
Ao término da 2ª Batalha de Mag Tuired, a Deusa Badb (pronuncia-se “Baibe” em irlandês) faz uma profecia sombria.
Em outro momento da saga, Ogma descobre que o espião dos fomorianos, Octriallach, havia jogado terra e desmantelado o mágico “Poço de Slaine” usado por Dian Cécht. Esse poço tinha a capacidade de curar todas as feridas dos Tuatha Dé Danann, com exceção de membros amputados ou cabeças decepadas. Pela destruição causada, Ogma matou Octriallach.
Ogma e Ogmios
Ogma costuma ser retratado como um ancião sorridente, vestindo casaco de pele e carregando um arco e bastão, mas muitas imagens do Deus o mostram com correntes saindo de sua língua e indo diretamente aos ouvidos das pessoas, sendo uma representação do encantamento e do poder da eloquência.
Essa mesma imagem, com correntes simbolizando o encantamento e a eloquência, é atribuída a Ogmios, Deus celta continental. Ogmios foi retratado como um homem careca de pele escura arrastando pessoas por correntes que se estendiam entre sua língua e seus ouvidos.
O satírico grego Lucian de Samosata, no século 2 da Era Comum (EC), conectou Ogmios com o poderoso herói clássico Hércules (possivelmente associando a força da eloquência à força física). Em alguns contextos, Ogmios foi descrito como trazendo os mortos para o Outro Mundo, sendo assim associado à divindade do Outro Mundo, Dis Pater.
Ogmios também é chamado de Trenfher, “homem forte”. A idade avançada de Ogmios pode ser vista como uma sugestão de que a fala refinada é um presente da maturidade em vez da juventude.
Linhagem de Ogma
Nos textos antigos, os poderes de Ogma de eloquência com manifestação física podem ser vistos no seu filho, o poeta Cairbre mac Éadaoine (Corpre mac Étaine). Quando visitou a residência real em Tara, Cairbre esperava ser tratado com a hospitalidade merecida a um bardo, mas ele foi “trancado em uma cabana fedorenta e alimentado com nada além de pão velho”.
Então o filho de Ogma lançou uma sátira tão poderosa sobre o governante Bres mac Elatha que fez feridas no rosto do rei. E como havia a regra de que um rei difamado não podia governar, Bres teve de abdicar.
Durante a 2ª Batalha de Mag Tuired, o filho de Ogma ajudou os Danann com seu poder poético mágico. Ogma tem como esposa a Deusa irlandesa Étan e seus filhos, além do poeta Cairbre, são Tuireann, a Deusa Étain, Mac Cécht e Mac Gréine.
Em fontes diferentes, Ogma ora é dito como filho de Dagda, ora como seu irmão. Infelizmente esse conflito de informações acontece na mitologia celta, mas por outro lado traz a possibilidade de que busque-se resgatar o que foi perdido, esclarecendo essas dúvidas.
Fontes: https://sacred-texts.com/neu/cmt/cmteng.htm ; The Encyclopedia of Celtic Mythology and Folklore; https://www.templodeavalon.com/modules/mastop_publish/?tac=Deuses_Celtas
Imagem de abertura: Deus Ogma. Crédito – https://www.deviantart.com/laysfarra/art/Ogma-celtic-god-of-eloquence-557969630
Celtas
O termo “Celtas” não era usado por esse povo (surgido, aproximadamente, por volta do ano 1.200 Antes da Era Comum [AEC]) para designar a si mesmo. Pelo contrário, autores gregos e romanos usaram esse termo para designar os habitantes que possuíram domínio da Europa Continental durante a Idade do Ferro (de 1.200 a 1.000 AEC).
Os Celtas e os Druidas compartilhavam de respeito e veneração para com a natureza. Em geral, existe a ideia comum de que os Celtas possuíam uma inclinação mística congênita. Nos tempos atuais, quem se sente atraído pela cultura celta logo percebe que vê as coisas de maneiras que outras pessoas não podem.
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