Llyr, o Deus galês do Submundo / Outro Mundo
Llyr é um Deus profundamente ligado aos conceitos de Submundo e Outro Mundo, na interpretação de estudiosos e estudiosas da mitologia do País de Gales. Para os Celtas, esse Outro Mundo ora é visto como uma ilha no oceano, ora é descrito como um local sob as ondas do mar.
Esses conceitos de Divindades regendo o Outro Mundo estão presentes também em outros ramos do paganismo celta, mais especificamente com o Deus Manannán mac Lir, que é filho de Lir (este apontado como um Deus irlandês muito antigo). Essa ligação de atributos entre Divindades celtas é comum.
Unindo-se à filha da grande mãe e Deusa galesa Dôn, Penarddun, o Deus Llyr gerou o herói Manawydan. Llyr também é pai de Bran o Abençoado e da Deusa ou heroína Branwen.
Apesar de inexistirem, atualmente, mais informações sobre Llyr, um indício de sua importância reside no fato de que cristãos buscaram transformá-lo em um santo que teria sido enterrado sob o rio Sahr, local adequado para uma Divindade com ligação com o Outro Mundo e as águas.
Fonte: The Encyclopedia of Celtic Mythology and Folklore
Celtas
O termo “Celtas” não era usado por esse povo (surgido, aproximadamente, por volta do ano 1.200 Antes da Era Comum [AEC]) para designar a si mesmo. Pelo contrário, autores gregos e romanos usaram esse termo para designar os habitantes que possuíram domínio da Europa Continental durante a Idade do Ferro (de 1.200 a 1.000 AEC).
Os Celtas e os Druidas compartilhavam de respeito e veneração para com a natureza. Em geral, existe a ideia comum de que os Celtas possuíam uma inclinação mística congênita. Nos tempos atuais, quem se sente atraído pela cultura celta logo percebe que vê as coisas de maneiras que outras pessoas não podem.
www.instagram.com/caminhopagao