Hel / Hela, a Senhora do Submundo

Hel / Hela, a Senhora do Submundo

maio 24, 2020 0 Por Pagan

Hel é uma Deusa / Jotun, Senhora do Submundo, que tem muito mais a revelar além da errônea e infeliz imagem que atualmente permeia a ideia de submundo. Hel (também chamada de Hela) é justa. Nem boa e nem má. A mitologia nórdica conta que ela recebe em Helheim (mundo dos mortos) aqueles que não morreram em batalha.

Deusa / Jotun Hel. Crédito – https://www.deviantart.com/pernastudios/art/Hel-Lynne-Anderson-748481096

Por ascendência, Hel é uma jotun, mas por sua importância é considerada também uma Deusa, pois como ela é a Senhora do Submundo que também é chamado de Hel, ela possui domínio sobre o mundo dos mortos (e também interage com este mundo humano).

Hel já nasceu com a aparência “entre mundos” e integra uma poderosa descendência. Hel é filha de Loki e da giganta Angrboda, sendo irmã do lobo Fenrir e da serpente Jormungand. Por meio de Loki, Hel é irmã de Sleipnir (o magnífico cavalo de 8 patas dado por Loki a Odin, o melhor de todos os cavalos) e também de Narfi (ou Nari) e Vali (não o Vali que é Deus e filho de Odin).

Loki e sua poderosa prole. Crédito - https://www.deviantart.com/lenakurohana/art/Loki-s-children-326984829
Loki e sua poderosa prole. Crédito – https://www.deviantart.com/lenakurohana/art/Loki-s-children-326984829

Vale diferenciar também as noções diferentes de submundo entre a visão nórdica / germânica e aquela visão na qual todos (ou praticamente todos) cresceram.

Deusa Hel. Fonte: https://www.artstation.com/artwork/X8yvw
Deusa Hel. Fonte: https://www.artstation.com/artwork/X8yvw

O submundo nórdico está longe de ser o “inferno cristão”. O submundo nórdico é um lugar de descanso, muitos pagãos e pagãs têm proximidade com Hel e até anseiam por esse descanso.

Deusa / Jotun Hel. Crédito – https://oylmpians.tumblr.com/post/158570321182/norse-mythology-popular-goddesses-pt1

Incompreendida, Hela pode ser admirada e respeitada: alguns relatos contam que Hela pode aparecer em sonhos ou visões estendendo a mão de aparência esquelética para ser beijada, como forma de testar quem é digno de ajuda, pois aceitar a deformidade alheia (que inclusive atingirá a todos) é sinal de amizade e respeito. Em outro relato, Hel se anuncia como Senhora do Submundo.

Deusa Hel. Crédito – https://www.deviantart.com/manweri/art/Hel-731777048

Obs: consideramos importante trazer informações da mitologia (consideradas oficiais) e também trazer mensagens. Nos dois casos, incentivamos que busque-se a própria verdade, com pesquisas e coração atento ao que é dito.

Hel
Hel, a Senhora do Submundo

Imagem de abertura: Hela. Crédito – https://www.deviantart.com/iomasaty/art/Hela-483339441

Religiosidade

A religiosidade dos nórdicos é marcada pela pluralidade, mesmo dentro de um único panteão os ritos podiam variar bastante dentro das tribos (característica que permanece atualmente, obviamente trocando-se as tribos do passado pelos kindreds atuais). Pais e mães comandavam os ritos dentro da família. Já as cerimônias públicas eram tarefa do jarl (“conde”, em tradução literal). Importante chamar atenção para a relação direta entre esses povos e as divindades. Mesmo a figura dos sacerdotes, dentro do paganismo nórdico, não possui o mesmo papel das religiões abraâmicas. Isso significa que as divindades podem comunicar-se diretamente com as pagãs e pagãos, o que pode ser buscado.

Vikings

Vikings, antes do início da chamada “era cristã”, têm origem nos pagãos germânicos que viveram na região onde hoje é a Alemanha, Inglaterra anglo-saxã, Noruega, Dinamarca, Suécia, Frísia (condado ao norte da Holanda), e Islândia (posteriormente). A figura dos Vikings refere-se aos navegantes invasores que também eram conquistadores, exploradores, comerciantes e colonos, tendo vivido no território onde hoje é a Noruega, Dinamarca, Suécia e Islândia. A chamada Era Viking compreende o período de tempo entre, aproximadamente, 793 da Era Comum (EC) e 1066 EC.

www.facebook.com/caminhopagao

www.instagram.com/caminhopagao

pinterest.com/mitologiaemundonatural

https://aminoapps.com/c/DeusasDeuses/home/