Grian e Áine

Grian e Áine

maio 24, 2020 0 Por Pagan

As Deusas Grian e Áine possuem semelhanças em atributos e locais físicos.

Deusa Grian. Crédito - https://www.deviantart.com/vesperfae/art/Grian-63987395
Deusa Grian. Crédito – https://www.deviantart.com/vesperfae/art/Grian-63987395

Grian (em inglês, pronuncia-se “green”) é uma Deusa ligada ao sol em seu aspecto de inverno. Seu nome está presente até hoje em lugares como a vila “Pallasgreen / Pallasgrean” (uma clara referência à Deusa, pois a vila está próxima à Colina Pallas Green, que é a morada de Grian). Embora nenhum conto de Grian tenha chegado aos dias atuais, sua importância se faz presente em nomes de lugares como Tuamgraney e Lough Graney.

Sua irmã, a Deusa Áine, tem sua morada na Colina Knockainey (nomeada em homenagem à própria Áine e que fica perto da Colina Pallas Green) e representa o esplendor do verão. Grian e Áine são vistas como Deusas que possuem uma relação complementar e de interação, não de conflito.

Áine é uma Deusa das fadas ligada à fertilidade, ao verão e ao amor. Em uma versão, Aine é filha de Manannán Mac Lir (mestre na magia e na mudança de forma). Em outra versão, a Rainha Fada é consorte de Manannán.

Deusa Aine
Deusa Aine

A mitologia Celta conta ainda que a Deusa Aine também pode assumir a forma de uma imbatível égua vermelha, a Lair Derg, e possui forte ligação com o fogo enquanto Rainha Fada cultuada no Solstício de Verão.

Deusa AIne. Crédito - https://www.etsy.com/listing/158749720/aine-celtic-sun-goddess-of-love-pagan?ref=shop_home_active_2
Deusa Aine. Crédito – https://www.etsy.com/listing/158749720/aine-celtic-sun-goddess-of-love-pagan?ref=shop_home_active_2

Celtas

O termo “Celtas” não era usado por esse povo (surgido, aproximadamente, por volta do ano 1.200 Antes da Era Comum) para designar a si mesmo. Pelo contrário, autores gregos e romanos usaram esse termo para designar os habitantes que possuíram domínio da Europa Continental durante a Idade do Ferro (de 1.200 a 1.000 AEC).

Os Celtas e os Druidas compartilhavam de respeito e veneração para com a natureza. Em geral, existe a ideia comum de que os Celtas possuíam uma inclinação mística congênita. Assim, nos tempos atuais, quem se sente atraído pela cultura celta logo percebe que vê as coisas de maneiras que outras pessoas não podem.

www.facebook.com/caminhopagao

www.instagram.com/caminhopagao

pinterest.com/mitologiaemundonatural

https://aminoapps.com/c/DeusasDeuses/home/