Gefjun

Gefjun

fevereiro 18, 2020 0 Por Pagan

Gefjun é uma antiga Deusa nórdica da agricultura, fertilidade, abundância e prosperidade. Seu nome é derivado do verbo nórdico antigo “gefa” (“dar”) e seu nome pode ser traduzido como “Doadora” ou “Generosa”.

A mitologia nórdica conta que Gefjun viajou pela Suécia disfarçada, aparentando não possuir casa para morar. Quando ela apareceu diante do generoso rei Gylfi, ele decidiu conceder-lhe a terra que quatro bois poderiam arar em um dia.

Gefjun abre Sjealand com seus bois (1882), por Karl Ehrenberg.
Gefjun abre Sjealand com seus bois (1882), por Karl Ehrenberg.

Gefun convocou seus quatro filhos, que ela teve por um gigante sem nome, e os transformou em bois para arar a terra. O trabalho da Deusa com seus 4 filhos resultou em algo magnífico: os filhos araram terra desde a Suécia (onde a depressão resultante se transformou no lago Mälaren) até o oceano, onde se tornou a ilha dinamarquesa da Zelândia, sobre a qual a cidade de Copenhague está hoje localizada.

Pintura no teto do Palácio Frederiksborg, Dinamarca

Imagem de abertura: https://www.deviantart.com/lora-vysotskaya/art/Gefion-733846565

Religiosidade

A religiosidade dos nórdicos é marcada pela pluralidade, mesmo dentro de um único panteão os ritos podiam variar bastante dentro das tribos (característica que permanece atualmente, obviamente trocando-se as tribos do passado pelos kindreds atuais). Pais e mães comandavam os ritos dentro da família. Já as cerimônias públicas eram tarefa do jarl (“conde”, em tradução literal). Importante chamar atenção para a relação direta entre esses povos e as divindades. Mesmo a figura dos sacerdotes, dentro do paganismo nórdico, não possui o mesmo papel das religiões abraâmicas. Isso significa que as divindades podem comunicar-se diretamente com as pagãs e pagãos, o que pode ser buscado.

Vikings

Vikings, antes do início da chamada “era cristã”, têm origem nos pagãos germânicos que viveram na região onde hoje é a Alemanha, Inglaterra anglo-saxã, Noruega, Dinamarca, Suécia, Frísia (condado ao norte da Holanda), e Islândia (posteriormente). A figura dos Vikings refere-se aos navegantes invasores que também eram conquistadores, exploradores, comerciantes e colonos, tendo vivido no território onde hoje é a Noruega, Dinamarca, Suécia e Islândia. A chamada Era Viking compreende o período de tempo entre, aproximadamente, 793 da Era Comum (E.C.) e 1066 E.C.