Experiências com Thor, o Deus Trovão guerreiro e protetor

janeiro 6, 2022 1 Por Pagan

Thor, o Deus Trovão, costuma ser invocado para proteção, inspirar coragem e força, principalmente, além de ser associado à proteção de Midgard em plano divino. Além do Mjolnir, Thor também possui: um cinto que duplica seu poder; uma carruagem puxada por caprinos que sempre eram comidos durante as viagens e depois ressuscitados através do Mjolnir; e um par de luvas para utilizar o Mjolnir.

É importante lembrar que Thor não é filho de Frigg (Frigga), mas de Odin com a Giganta / Jotun Fjörgyn (também chamada de Jord, Hlódyn ou Erda, todas significando “Terra”). Além de guerreiro e protetor, Thor também está ligado às bênçãos em favor da agricultura e fertilidade. Sabe-se que quando as primeiras pessoas chegaram na Islândia, foram realizadas cerimônias para que Thor trouxesse bênçãos para as terras desta ilha, pois como Deus ligado ao trovão, Thor possui domínio sobre os céus. Dessa maneira, está associado à chuva que permite o crescimento das lavouras.

Thor também não é irmão de Loki. Loki é irmão de Odin a partir de um juramento de sangue feito por eles no início dos tempos. Thor é casado com a Deusa Sif, a loira Sif dos cabelos dourados que são associados à colheita do trigo.

A presença de Thor atravessou os milênios e hoje está presente em um dia da semana nomeado para homenageá-lo (Thursday).

Religiosidade

A religiosidade dos nórdicos é marcada pela pluralidade, mesmo dentro de um único panteão os ritos podiam variar bastante dentro das tribos (característica que permanece atualmente, obviamente trocando-se as tribos do passado pelos kindreds atuais). Pais e mães comandavam os ritos dentro da família. Já as cerimônias públicas eram tarefa do jarl (“conde”, em tradução literal). Importante chamar atenção para a relação direta entre esses povos e as divindades. Mesmo a figura dos sacerdotes, dentro do paganismo nórdico, não possui o mesmo papel das religiões abraâmicas. Isso significa que as divindades podem comunicar-se diretamente com as pagãs e pagãos, o que pode ser buscado.

Vikings

Vikings, antes do início da chamada “era cristã”, têm origem nos pagãos germânicos que viveram na região onde hoje é a Alemanha, Inglaterra anglo-saxã, Noruega, Dinamarca, Suécia, Frísia (condado ao norte da Holanda), e Islândia (posteriormente). A figura dos Vikings refere-se aos navegantes invasores que também eram conquistadores, exploradores, comerciantes e colonos, tendo vivido no território onde hoje é a Noruega, Dinamarca, Suécia e Islândia. A chamada Era Viking compreende o período de tempo entre, aproximadamente, 793 da Era Comum (EC) e 1066 EC.