Deusa Sigyn: compaixão e fidelidade

Deusa Sigyn: compaixão e fidelidade

maio 21, 2022 0 Por Pagan

Sigyn é Deusa e esposa do Deus e Jotun Loki. Ela é mencionada na Edda Poética (compilada no século XIII a partir de fontes tradicionais anteriores) e na Edda em Prosa (que veio depois da Edda Poética). Sigyn é apresentada como uma Deusa no livro Skáldskaparmál da Edda em Prosa, onde os Deuses realizam um grande banquete para a visita do Jotun Ægir (Aegir).

O nome “Sigyn” (pronuncia-se mais ou menos como “SIG-in”) é provavelmente formado a partir das antigas palavras norueguesas sigr (“vitória”) e vina (“amiga feminina”).

Apesar da pouca informação escrita atualmente sobre ela, o que existe demonstra que Sigyn atua com fidelidade e compaixão para com Loki. No conto sobre a punição aplicada a Loki pela morte do Deus Baldur, Sigyn senta-se ao lado de Loki com uma tigela para pegar as gotas de veneno para que não tocassem a cabeça do marido.

Deusa Sigyn e Loki. Fonte: https://www.artstation.com/artwork/3dazzm

Inevitavelmente em alguns momentos, ela teria que deixar a caverna para derramar a tigela. Na sua ausência, algumas gotas de veneno cairiam sobre a testa de Loki. Isto o levou a escrever em agonia, o que por sua vez causou terremotos.

Religiosidade

A religiosidade dos nórdicos é marcada pela pluralidade, mesmo dentro de um único panteão os ritos podiam variar bastante dentro das tribos (característica que permanece atualmente, obviamente trocando-se as tribos do passado pelos kindreds atuais). Pais e mães comandavam os ritos dentro da família. Já as cerimônias públicas eram tarefa do jarl (“conde”, em tradução literal). Importante chamar atenção para a relação direta entre esses povos e as divindades. Mesmo a figura dos sacerdotes, dentro do paganismo nórdico, não possui o mesmo papel das religiões abraâmicas. Isso significa que as divindades podem comunicar-se diretamente com as pagãs e pagãos, o que pode ser buscado.

Vikings

Vikings, antes do início da chamada “era cristã”, têm origem nos pagãos germânicos que viveram na região onde hoje é a Alemanha, Inglaterra anglo-saxã, Noruega, Dinamarca, Suécia, Frísia (condado ao norte da Holanda), e Islândia (posteriormente). A figura dos Vikings refere-se aos navegantes invasores que também eram conquistadores, exploradores, comerciantes e colonos, tendo vivido no território onde hoje é a Noruega, Dinamarca, Suécia e Islândia. A chamada Era Viking compreende o período de tempo entre, aproximadamente, 793 da Era Comum (E.C.) e 1066 E.C.

Imagem de abertura: https://www.deviantart.com/ofskysociety/art/Sigyn-Goddess-and-Wife-of-Loki-409899690

Fontes: https://norse-mythology.org/sigyn/