Deusa Airmid e a cura

Deusa Airmid e a cura

abril 3, 2022 0 Por Pagan

Airmid é uma Deusa irlandesa ligada à cura cujo entendimento do seu mito vai além do que muitas fontes de informação dizem. Tanto em sentido simbólico quanto em sentido literal. Para melhor entendimento, seguirei contando em ordem cronológica o mito e depois explicarei porque parte dele pode ser interpretado como simbólico.

Deusa Airmid. Fonte: https://www.deviantart.com/verbeley/art/Airmid-the-Healer-168082746

O mito conta que Airmid e Miach (irmão dela) conseguiram fazer com que crescesse carne ao redor da mão de prata que Dian Cécht (pai de Airmid e de Miach) fez para o rei Nuada.

Ou seja, os filhos criaram um novo membro de carne para o rei (superando o pai deles, que fez uma prótese de prata).

O mito diz que Dian Cécht teria matado seu filho Miach (irmão de Airmid) por causa de inveja das habilidades de cura dele. E depois, enquanto Airmid cuidava das flores no túmulo de seu irmão, ela observava centenas de plantas curativas entre elas, e se sentava para classificar as ervas, não percebendo que seu pai se espreitava perto dela.

Deusa Airmid. Fonte: https://www.deviantart.com/booki/art/Airmeith-194573242

Dian Cécht permitiu que Airmid terminasse sua tarefa, e depois espalhou todas as ervas. O trabalho de Airmid nunca teria sido restaurado, e os antigos irlandeses disseram que a perda de seus conhecimentos médicos aumentou muito a dor que os humanos devem suportar.

Interpretando isso tudo

A morte de Miach por Dian Cécht pode tranquilamente ser interpretada como simbólica, pois na própria fonte original que relata a Segunda Batalha de Moytura, depois dessa “morte” o próprio Miach reaparece vivo e junto com Dian Cécht, Airmid e Octriuil (também filho de Dian Cécht) enquanto cuidam do poço de Sláine e curam os Tuatha De Danann durante a batalha.

As ervas catalogadas e espalhadas podem ser vistas como uma maneira de preservar a dedicação necessária para entender os usos das ervas, ao invés de entregá-las “a troco de nada”.

Nesse sentido, havendo curas para qualquer enfermidade e deformidade de forma tão perfeita e até fácil, este poderia ser um poder grande demais para a humanidade.

Celtas

O termo “Celtas” não era usado por esse povo (surgido, aproximadamente, por volta do ano 1.200 AEC [Antes da Era Comum]) para designar a si mesmo. Pelo contrário, autores gregos e romanos usaram esse termo para designar os habitantes que possuíram domínio da Europa Continental durante a Idade do Ferro (de 1.200 a 1.000 AEC).

Os Celtas e os Druidas compartilhavam de respeito e veneração para com a natureza. Em geral, existe a ideia comum de que os Celtas possuíam uma inclinação mística congênita. Nos tempos atuais, quem se sente atraído pela cultura celta logo percebe que vê as coisas de maneiras que outras pessoas não podem.