Deusa Arianrhod, a Roda de Prata
Na mitologia do País de Gales, Arianrhod significa “a Roda de Prata”. A Deusa é ligada às estrelas e à lua.
Arianrhod é filha da Deusa-mãe Dôn e do maior ancestral dos galeses, Beli (respectivamente Danu e Bilé, na Irlanda).
Arianrhod também já foi chamada de “Deusa do Alvorecer” por ser mãe de Lleu (luz) e Dylan (escuridão). Ela também tem ligação com a terra, a fertilidade e as iniciações.
A Deusa reside com suas donzelas no castelo estelar “Caer Arianrhod”, associado à constelação Corona Borealis. Arianrhod também foi comparada à Deusa ancestral Branwen, pois as tríades galesas (formas literárias na Irlanda e País de Gales que valorizam três exemplos de qualidades, pessoas e lugares) a nomeiam como uma das “três donzelas justas” ou “damas brancas” da ilha da Grã-Bretanha.
Fonte: The Encyclopedia of Celtic Mythology and Folklore
Imagem de abertura: https://www.deviantart.com/wintersmagic/art/Arianrhod-Silver-Wheel-153836996
Celtas
O termo “Celtas” não era usado por esse povo (surgido, aproximadamente, por volta do ano 1.200 Antes da Era Comum [AEC]) para designar a si mesmo. Pelo contrário, autores gregos e romanos usaram esse termo para designar os habitantes que possuíram domínio da Europa Continental durante a Idade do Ferro (de 1.200 a 1.000 AEC).
Os Celtas e os Druidas compartilhavam de respeito e veneração para com a natureza. Em geral, existe a ideia comum de que os Celtas possuíam uma inclinação mística congênita. Nos tempos atuais, quem se sente atraído pela cultura celta logo percebe que vê as coisas de maneiras que outras pessoas não podem.
www.instagram.com/caminhopagao