Yule

Yule

junho 9, 2019 0 Por Pagan

Yule e a Caçada Selvagem de Odin: Yule é o momento no qual os Deuses e Deusas estão mais próximos de Midgard. Elfos, trolls, seres mágicos e também mortos retornam à terra e compartilham das festas com os vivos. É a Caçada Selvagem de Odin que cavalga ferozmente pelos nove mundos da Yggdrasil.

Wild Hunt (Caçada Selvagem). Fonte: desconhecida
Wild Hunt (Caçada Selvagem). Fonte: desconhecida

É perigoso encontrá-los por isso não há espaço para “meio termos”: deve-se ou afastá-los ou convidá-los a entrar como amigos, deixando presentes em sinal de amizade pois também podem trazer bençãos.

Odin. Fonte: https://www.deviantart.com/lindowyn/art/All-Father-145824621

Na roda do hemisfério sul, é celebrado em 23 de junho, dura 9 dias e sua cele. Já pela roda do hemisfério norte, começa a ser celebrado na Noite da Mãe, em 20 de dezembro, e dura 12 dias. Em algumas fontes de informação, fala-se que o yule pela roda norte começa a ser comemorado em 21 de dezembro. Mais importante do que as datas exatas é a energia do período, que se compreendida terá um profundo significado.

Religiosidade

A religiosidade dos nórdicos é marcada pela pluralidade, mesmo dentro de um único panteão os ritos podiam variar bastante dentro das tribos (característica que permanece atualmente, obviamente trocando-se as tribos do passado pelos kindreds atuais). Pais e mães comandavam os ritos dentro da família. Já as cerimônias públicas eram tarefa do jarl (“conde”, em tradução literal). Importante chamar atenção para a relação direta entre esses povos e as divindades. Mesmo a figura dos sacerdotes, dentro do paganismo nórdico, não possui o mesmo papel das religiões abraâmicas. Isso significa que as divindades podem comunicar-se diretamente com as pagãs e pagãos, o que pode ser buscado.

Vikings

Vikings, antes do início da chamada “era cristã”, têm origem nos pagãos germânicos que viveram na região onde hoje é a Alemanha, Inglaterra anglo-saxã, Noruega, Dinamarca, Suécia, Frísia (condado ao norte da Holanda), e Islândia (posteriormente). A figura dos Vikings refere-se aos navegantes invasores que também eram conquistadores, exploradores, comerciantes e colonos, tendo vivido no território onde hoje é a Noruega, Dinamarca, Suécia e Islândia. A chamada Era Viking compreende o período de tempo entre, aproximadamente, 793 da Era Comum (EC) e 1066 EC.