Valquírias

Valquírias

junho 9, 2019 0 Por Pagan

Valquírias (em tradução livre: “Seletoras dos Mortos”) são descritas como espíritos femininos que possuem a nobre tarefa de escolher, dentre os guerreiros mortos, quais ficarão na companhia dos deuses à espera do Ragnarok.

Conta-se que as Valquírias não somente escolhem entre os mortos mas também usam magia para garantir que o resultado que desejam para a batalha se cumpra. As Valquírias levam metade dos guerreiros escolhidos para a deusa Freya, na sua morada Folkvang, e a outra metade elas levam para Odin, em Valhalla.

Entre as mais famosas Valquírias estão Brunhilda (Brünnhilde / Brynhild, seu nome significa “Batalha Brilhante”) e Sanngrior (que significa “Muito Violenta, Muito Cruel”). Sanngrior foi mentora do herói Sigurd, que cruzou um círculo de fogo e resgatou Brunhilda do sono que Odin havia colocado na Valquíria.

As Valquírias têm como principais características o ímpeto de guerreiras implacáveis, belas e também sinistras. Conta-se que esta característica era mais conhecida nos tempos pagãos e, posteriormente, suas qualidades mais agradáveis passaram a ser mais difundidas.

Religiosidade

A religiosidade dos nórdicos é marcada pela pluralidade, mesmo dentro de um único panteão os ritos podiam variar bastante dentro das tribos (característica que permanece atualmente, obviamente trocando-se as tribos do passado pelos kindreds atuais). Pais e mães comandavam os ritos dentro da família. Já as cerimônias públicas eram tarefa do jarl (“conde”, em tradução literal). Importante chamar atenção para a relação direta entre esses povos e as divindades. Mesmo a figura dos sacerdotes, dentro do paganismo nórdico, não possui o mesmo papel das religiões abraâmicas. Isso significa que as divindades podem comunicar-se diretamente com as pagãs e pagãos, o que pode ser buscado.

Vikings

Vikings, antes do início da chamada “era cristã”, têm origem nos pagãos germânicos que viveram na região onde hoje é a Alemanha, Inglaterra anglo-saxã, Noruega, Dinamarca, Suécia, Frísia (condado ao norte da Holanda), e Islândia (posteriormente). A figura dos Vikings refere-se aos navegantes invasores que também eram conquistadores, exploradores, comerciantes e colonos, tendo vivido no território onde hoje é a Noruega, Dinamarca, Suécia e Islândia. A chamada Era Viking compreende o período de tempo entre, aproximadamente, 793 d.c. e 1066 d.c.