Thor e Sif: casal divino

Thor e Sif: casal divino

agosto 19, 2021 0 Por Pagan

Thor e Sif são Divindades que possuem atributos além daqueles mais conhecidos por quem desconhece os textos antigos. É importante ressaltar seus aspectos divinos para diferenciá-los da imagem que parte da cultura pop transmite de maneira equivocada. Além de guerreiro e protetor, Thor também está ligado às bênçãos em favor da agricultura e fertilidade. Sabe-se que quando as primeiras pessoas chegaram na Islândia, foram realizadas cerimônias para que Thor trouxesse bênçãos para as terras desta ilha, pois como Deus ligado ao trovão, Thor possui domínio sobre os céus. Dessa maneira, está associado à chuva que permite o crescimento das lavouras. Thor também não é filho de Frigg, mas de Odin com a giganta Fjörgyn (também chamada de Jord, Hlódyn ou Erda, todas significando “Terra”). Sua esposa é a Deusa da fertilidade, família e trigo, Sif, a loira Sif cujos cabelos estão associados à colheita do trigo.

Thor e Sif vivem em Thrudheim (“Lugar de Poder”). O casal divino gerou Thrud (seu nome significa “A Poderosa” / “Força e Poder”). Sif é também associada ao casamento, atributo importante que está ligado à Deusa Frigg, rainha de Asgard. Casamentos sancionados, lar e família protegidos eram bênçãos muito desejadas no passado, principalmente por mulheres casadas que veneravam, amavam e honravam Divindades ligadas a esses aspectos.

Thor e Sif
Thor e Sif

Sif também é mãe do Deus Ullr / Uller e Thor é o padrasto dele. Sobre seu aspecto, há vários relatos que apontam Thor como ruivo. O Deus do Trovão costuma ser invocado para proteção, inspirar coragem e força, principalmente, além de ser associado à proteção de Midgard em plano divino. Além do Mjolnir, Thor também possui: um cinto que duplica seu poder; uma carruagem puxada por caprinos que sempre eram comidos durante as viagens e depois ressuscitados através do Mjolnir; e um par de luvas para utilizar o Mjolnir.

Thor e Sif
Thor e Sif

As antigas inscrições rúnicas, assim como os mitos que contam as batalhas contra gigantes e o ato de trazer de volta à vida os caprinos da carruagem de Thor, indicam que o Mjolnir é associado tanto à destruição quanto à consagração / purificação.

Thor é venerado desde, pelo menos, a idade do bronze (por volta do ano 3.300 AEC, Antes da Era Comum), segundo evidências arqueológicas encontradas. A presença de Thor atravessou os milênios e hoje está presente em um dia da semana nomeado para homenageá-lo (Thursday).

www.facebook.com/caminhopagao

www.instagram.com/caminhopagao

pinterest.com/mitologiaemundonatural

https://aminoapps.com/c/DeusasDeuses/home/