Samhain

Samhain

abril 30, 2021 0 Por Pagan

Samhain: festival celta da colheita tão importante que influencia até hoje outras culturas pelo mundo, Samhain (pronuncia-se “Souen”) é o momento quando fica mais fino o “véu” que separa este mundo e o mundo dos mortos. Não apenas mortos mas também seres mágicos, como o povo feérico, atravessam para o mundo humano.

Samhain é momento de agradecer pelas colheitas obtidas durante o ciclo. Ciclo anterior que encerra e recomeça um novo ciclo no momento em que a energia está no polo oposto ao que foi o Beltane. Também pode-se honrar os ancestrais, pois foi graças ao esforço deles que estamos aqui.

Importante lembrar que, para os celtas, começava-se a contar o início de um novo dia a partir do pôr-do-sol.

O Samhain foi cristianizado no Dia de Todos os Santos e adotado nas Américas. Nas terras colonizadas pelos espanhóis (alguns dos quais eram descendentes dos celtas da Galiza), Samhain virou o “Día de los Muertos”. O Halloween também tem o Samhain como origem.

A antiga Deusa Cailleach (seu nome significa “velada” ou “encapuzada”) está associada ao Samhain, no sentido de que o inverno terá início.

Cailleach
Deusa Cailleach. Crédito – http://www.thaliatook.com/AMGG/cailleach.php

Cailleach é vista como uma mulher velha de capuz e de rosto azul acinzentado, com tamanha força capaz de superar qualquer ceifador em uma disputa. Ligada ao clima, ventos, inverno, Samhain e rochas.

Deusa Cailleach

Samhain é momento ideal para desacelerar da correria diária, homenagear ancestrais e agradecer pela colheita. Na roda celta do sul, esse festival é comemorado de 30/04 para 01/05 (diferentes fontes divergem quanto à data exata, o importante é a energia do período). Já para quem se identifica com a roda celta do norte, o Samhain é comemorado de 31/10 para 01/11 (fontes diferentes divergem quanto à data exata, mas o mais importante é a energia do período).

Quem segue a roda norte comemora Samhain de 31/10 para 01/11 e celebra o Beltane de 30/04 para 01/05 . Na roda sul, essas datas se invertem.

De maneira geral, não é recomendado fazer magia em sabbats, pois é considerado uma forma de ofensa.

Esse momento é raro, sugere-se agradecer aos Deuses e Deusas pela colheita e agradecer aos ancestrais. Um novo ciclo começa.

Samhain. Fonte: https://www.deviantart.com/cosmosue/art/Fire-Dance-68883302
Samhain. Fonte: https://www.deviantart.com/cosmosue/art/Fire-Dance-68883302

Celtas

O termo “Celtas” não era usado por esse povo (surgido, aproximadamente, por volta do ano 1.200 AEC [Antes da Era Comum]) para designar a si mesmo. Pelo contrário, autores gregos e romanos usaram esse termo para designar os habitantes que possuíram domínio da Europa Continental durante a Idade do Ferro (de 1.200 a 1.000 AEC.).

Os Celtas e os Druidas compartilhavam de respeito e veneração para com a natureza. Em geral, existe a ideia comum de que os Celtas possuíam uma inclinação mística congênita. Nos tempos atuais, quem se sente atraído pela cultura celta logo percebe que vê as coisas de maneiras que outras pessoas não podem.

www.facebook.com/caminhopagao

www.instagram.com/caminhopagao

pinterest.com/mitologiaemundonatural

https://aminoapps.com/c/DeusasDeuses/home/