Oração pagã ao Deus Freyr

Oração pagã ao Deus Freyr

agosto 14, 2021 0 Por Pagan

Oração pagã ao Deus Freyr

“Gratidão Deus Freyr

Lorde, Senhor

Pois as colheitas dos campos

Chegam até minha mesa

De fertilidade e abundância

A natureza vibra e pulsa

Ao meu redor

Pois através do que é

Invisível aos olhos físicos

Este mundo, Midgard,

Está nutrido pela Yggdrasil

A Árvore Cósmica dos Mundos”

Deus Freyr

Freyr é amado e possui muitos atributos. A antiga Edda Poética menciona Freyr como “odiado por ninguém” e “o principal dos Deuses”, pois quem possui o apreço de Freyr será fértil e prosperará. É o Deus da colheita, chuvas e fertilidade. Freyr casou com a jotun / giganta Gerd, que é associada à terra. A forma como união ocorreu simboliza como a terra é permeada por fertilidade que chega até nós. Não importa quais empecilhos existam, o alvorecer encontra um caminho.

Freyr e Gerd representados em um tríptico (obra pintada ou esculpida sobre três suportes articulados) Crédito – https://www.flickr.com/photos/jesseca_trainham/12793117114/in/photostream/
Freyr e Gerd representados em um tríptico (obra pintada ou esculpida sobre três suportes articulados) Crédito – https://www.flickr.com/photos/jesseca_trainham/12793117114/in/photostream/

Ao mesmo tempo em que está ligado à paz (característica presente no mito em que entrega sua espada para casar com Gerd), Freyr também possui atributos ligados às batalhas. Um exemplo disto é o Ragnarok, quando Freyr enfrenta o gigante de fogo Surtr e cada um é responsável pela morte do outro..

Deus Freyr e Jotun (Gigante) Surtr. Crédito - https://www.deviantart.com/samflegal/art/Freyr-s-Last-Stand-391445965
Deus Freyr e Jotun (Gigante) Surtr. Crédito – https://www.deviantart.com/samflegal/art/Freyr-s-Last-Stand-391445965

Religiosidade

A religiosidade dos nórdicos é marcada pela pluralidade, mesmo dentro de um único panteão os ritos podiam variar bastante dentro das tribos (característica que permanece atualmente, obviamente trocando-se as tribos do passado pelos kindreds atuais). Pais e mães comandavam os ritos dentro da família. Já as cerimônias públicas eram tarefa do jarl (“conde”, em tradução literal). Importante chamar atenção para a relação direta entre esses povos e as divindades. Mesmo a figura dos sacerdotes, dentro do paganismo nórdico, não possui o mesmo papel das religiões abraâmicas. Isso significa que as divindades podem comunicar-se diretamente com as pagãs e pagãos, o que pode ser buscado.

Vikings

Vikings, antes do início da chamada “era cristã”, têm origem nos pagãos germânicos que viveram na região onde hoje é a Alemanha, Inglaterra anglo-saxã, Noruega, Dinamarca, Suécia, Frísia (condado ao norte da Holanda), e Islândia (posteriormente). A figura dos Vikings refere-se aos navegantes invasores que também eram conquistadores, exploradores, comerciantes e colonos, tendo vivido no território onde hoje é a Noruega, Dinamarca, Suécia e Islândia. A chamada Era Viking compreende o período de tempo entre, aproximadamente, 793 da Era Comum (EC) e 1066 EC.

Imagem de abertura: Deus Freyr. Crédito – https://www.deviantart.com/natasailincic/art/Frey-500232416