O Homem Verde

maio 23, 2022 1 Por Pagan

O Homem Verde é uma figura folclórica muito conhecido por ser presente nas terras celtas, porém também há registros dele em outros lugares. Encontrado esculpido na arte inglesa medieval em pedra e madeira, a figura do rosto de um homem que espreita de folhas e ramos – ou talvez compostos de essas folhas e ramos – é uma das mais evidências evocativas e misteriosas do folclore a crença em terras celtas.

O Homem Verde. Fonte:https://www.deviantart.com/pignutt/art/Green-Man-639334658

Embora conhecida por não além do nome do Homem Verde, ele tem sido interpretado como representando um espírito protetor do milho, uma força masculina de abundância.

Homem Verde: Fonte: https://www.artstation.com/artwork/3wxbB

A maioria dos rostos têm um aspecto suave ou até mesmo benevolente, embora alguns pareçam zangados ou ameaçadores, alguns parecem inebriados.

Uma figura semelhante é encontrada fora da Inglaterra já na época romana, quando uma Medusa masculina era às vezes usada como ornamento; se a cabeça tinha significado religioso é desconhecido, embora ele possa ter representado o deus da floresta Silvanus . Mas a máscara masculina na Grã-Bretanha é diferente, pois as folhas não são uma decoração, mas parte do rosto, que ou emerge delas ou se dissolve nelas.

Alguns estudiosos especulam que a mitologia do Homem Verde se desenvolveu independentemente nas tradições de culturas antigas separadas e evoluiu para a grande variedade de exemplos encontrados ao longo da história.

Superficialmente, o Homem Verde parece ser exclusivamente presente no paganismo, talvez uma figura de fertilidade ou um espírito da natureza, semelhante ao dos bosques (o homem selvagem do bosque), e ainda assim ele aparece freqüentemente, esculpido em madeira ou pedra em igrejas, capelas, abadias e catedrais, onde exemplos podem ser encontrados datando até o século 20.

Fontes: The Encyclopedia of Celtic Mythology and Folklore; http://library.tarvalon.net/index.php?title=Green_Man_Mythology; https://archive.ph/20120805125333/http://www.mythinglinks.org/ct~greenmen.html

Celtas

O termo “Celtas” não era usado por esse povo (surgido, aproximadamente, por volta do ano 1.200 Antes da Era Comum [AEC]) para designar a si mesmo. Pelo contrário, autores gregos e romanos usaram esse termo para designar os habitantes que possuíram domínio da Europa Continental durante a Idade do Ferro (de 1.200 a 1.000 AEC).

Os Celtas e os Druidas compartilhavam de respeito e veneração para com a natureza. Em geral, existe a ideia comum de que os Celtas possuíam uma inclinação mística congênita. Nos tempos atuais, quem se sente atraído pela cultura celta logo percebe que vê as coisas de maneiras que outras pessoas não podem.