Nótt , a personificação da noite e ancestral de Thor

Nótt , a personificação da noite e ancestral de Thor

junho 15, 2020 0 Por Pagan

Nótt, a personificação da noite e avó de Thor. Linda filha de um dos primeiros gigantes na mitologia nórdica (Narfi / Narvi), Nótt possui cabelos tão escuros quanto a noite e é uma bela giganta (Jotun), por vezes também descrita como Deusa.

Jotun e Deusa Nótt. Crédito – https://www.deviantart.com/pernastudios/art/Nott-Benjamin-Glendenning-748329486

Casada três vezes, em sua segunda união (com Annar), Nótt deu à luz Jord (“Terra”, a giganta que se uniu com Odin e que é a mãe de Thor). O primeiro marido de Nótt foi Naglfari, com quem teve Aud (“Riqueza”) como filho.

Nótt. Crédito – https://www.deviantart.com/saharabern/art/Nott-Goddess-of-the-night-804864194

O terceiro marido de Nótt foi Delling (“Alvorecer”, a personificação do crepúsculo), e Dagr (“Dia”) é o filho deles.

Nótt e Dagr. Crédito – Autoria desconhecida

A giganta (jotun) / Deusa Nótt e seu filho Dagr estão sempre cruzando os céus em carruagens puxadas por cavalos, presenteadas pelos Deuses.

Nótt. Crédito – Peter Nicolai Arbo. https://pt.wikipedia.org/wiki/Skinfaxi_e_Hrimfaxi#/media/Ficheiro:Peter_Nicolai_Arbo_-_Natten_-_Nasjonalmuseet_-_NG.M.03666.jpg
Dagr. Crédito – Pintura do século XIX de Peter Nicolai Arbo https://pt.wikipedia.org/wiki/Dagr#/media/Ficheiro:Dagr_by_Arbo.jpg

Hrimfaxi (“geada”) é o cavalo que puxa a carruagem de Nótt e que cobre a terra com orvalho durante o amanhecer.

Skinfaxi e Hrimfaxi, os cavalos de Dagr e Nótt. Crédito – https://www.deviantart.com/alienation/art/Hrimfaxi-and-Skinfaxi-679747274


Há quem afirme (informações de relatos de terceiros não oficiais da mitologia) que Nótt é bastante sábia e, uma vez que decide ajudar, é bastante útil para trazer sabedoria para quem busca descobrir “fatos perdidos no escuro”, principalmente sobre o passado. Homens jovens e considerados bonitos teriam melhor chance em ser ajudados, desde que lembrem Nótt de que ela é linda e é desejável [ela não precisaria ser lembrada disso, mas gostaria do presente]. Através desse flerte, Nótt fará a pessoa ficar interessada (avisa o relato).

Observação pessoal 2: as Divindades, algumas jotuns e demais seres continuam presentes desde tempos imemoriais, orientando, protegendo e ajudando quem pisa neste mundo.

Nótt. Crédito – https://www.artstation.com/artwork/GqrN1

Imagem de abertura: “Nott” por Giovanni Caselli https://journeyingtothegoddess.wordpress.com/2012/10/17/goddess-nott/

Religiosidade

A religiosidade dos nórdicos é marcada pela pluralidade, mesmo dentro de um único panteão os ritos podiam variar bastante dentro das tribos (característica que permanece atualmente, obviamente trocando-se as tribos do passado pelos kindreds atuais). Pais e mães comandavam os ritos dentro da família. Já as cerimônias públicas eram tarefa do jarl (“conde”, em tradução literal). Importante chamar atenção para a relação direta entre esses povos e as divindades. Mesmo a figura dos sacerdotes, dentro do paganismo nórdico, não possui o mesmo papel das religiões abraâmicas. Isso significa que as divindades podem comunicar-se diretamente com as pagãs e pagãos, o que pode ser buscado.

Vikings

Vikings, antes do início da chamada “era cristã”, têm origem nos pagãos germânicos que viveram na região onde hoje é a Alemanha, Inglaterra anglo-saxã, Noruega, Dinamarca, Suécia, Frísia (condado ao norte da Holanda), e Islândia (posteriormente). A figura dos Vikings refere-se aos navegantes invasores que também eram conquistadores, exploradores, comerciantes e colonos, tendo vivido no território onde hoje é a Noruega, Dinamarca, Suécia e Islândia. A chamada Era Viking compreende o período de tempo entre, aproximadamente, 793 da Era Comum (EC) e 1066 EC.

www.facebook.com/caminhopagao

www.instagram.com/caminhopagao

pinterest.com/mitologiaemundonatural

https://aminoapps.com/c/DeusasDeuses/home/