Noites de Inverno

Noites de Inverno

abril 30, 2021 0 Por Pagan

Noites de Inverno (ou Vetrnætr) é, na roda nórdica do sul, comemorado em 30/04, período que marca o início do inverno no calendário nórdico. É um momento especial por vários motivos: é nesta noite que Odin começa a liderar os cavaleiros espectrais e cães na Caçada Selvagem (Wild Hunt). A Caçada Selvagem terá seu ápice em outra celebração nórdica, Yule.

Odin
Odin

Noites de Inverno / Vetrnætr também é especial por representar o fim das colheitas, momento oportuno para agradecer ao Deus Freyr, assim como aos Vanir, aos alfar (elfos) e às Disir (nossas ancestrais). No passado, o fim das colheitas significava que as caçadas ganhavam mais importância para a subsistência. E para obter sucesso nas caçadas, pagãs e pagãos do passado buscavam a bendição das Divindades.

"Freyr_and_Gerd"_by_mariela_natalia
“Freyr_and_Gerd” por mariela_natalia

Hoje, na vida moderna, sobretudo nas grandes cidades, é preciso lembrar que a humanidade continua a depender do que os campos trazem. E em nível pessoal, depois de um certo tempo toda pessoa pagã começa a sentir a roda do ano. Nesse sentido, o inverno traz a oportunidade de buscar mais a introspecção. Cada pessoa tem uma preferência por determinado período dentro da roda do ano, qual momento você prefere?

Disir. Fonte: https://www.deviantart.com/luneri/art/Disir-The-Northern-Lights-829275789
Disir. Fonte: https://www.deviantart.com/luneri/art/Disir-The-Northern-Lights-829275789

Um Blót pode ser realizado para agradecer às divindades pelo final bem-sucedido da estação e para pedir proteção para o período que inicia-se (o inverno pode trazer dificuldades, ou melhor, desafios).

elfos-“Meadow-Elves”-by-Nils-Blommér-1850
elfos-“Meadow-Elves” por Nils-Blommér-1850

Religiosidade

A religiosidade dos nórdicos é marcada pela pluralidade, mesmo dentro de um único panteão os ritos podiam variar bastante dentro das tribos (característica que permanece atualmente, obviamente trocando-se as tribos do passado pelos kindreds atuais). Pais e mães comandavam os ritos dentro da família. Já as cerimônias públicas eram tarefa do jarl (“conde”, em tradução literal). Importante chamar atenção para a relação direta entre esses povos e as divindades. Mesmo a figura dos sacerdotes, dentro do paganismo nórdico, não possui o mesmo papel das religiões abraâmicas. Isso significa que as divindades podem comunicar-se diretamente com as pagãs e pagãos, o que pode ser buscado.

Vikings

Vikings, antes do início da chamada “era cristã”, têm origem nos pagãos germânicos que viveram na região onde hoje é a Alemanha, Inglaterra anglo-saxã, Noruega, Dinamarca, Suécia, Frísia (condado ao norte da Holanda), e Islândia (posteriormente). A figura dos Vikings refere-se aos navegantes invasores que também eram conquistadores, exploradores, comerciantes e colonos, tendo vivido no território onde hoje é a Noruega, Dinamarca, Suécia e Islândia. A chamada Era Viking compreende o período de tempo entre, aproximadamente, 793 EC (da Era Comum) e 1066 EC.

www.facebook.com/caminhopagao

www.instagram.com/caminhopagao

pinterest.com/mitologiaemundonatural

https://aminoapps.com/c/DeusasDeuses/home/